Sistema FAEP/SENAR-PR

Iapar apresenta principais variedades de culturas de inverno

A programação do Dia de Campo de Inverno, nesta sexta-feira (02), em Londrina, contará também com o lançamento, pela Embrapa, de duas novas cultivares: BRS Atobá de trigo e BRS Suribim de triticale

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Embrapa Soja e a Fundação Meridional promovem nesta sexta (02) o Dia de Campo de Inverno em Londrina. O instituto vai demonstrar suas principais variedades de culturas de inverno e a Embrapa vai lançar duas novas cultivares: BRS Atobá de trigo e BRS Suribim de triticale.

O pesquisador e líder do Programa de Cereais de Inverno do Iapar, Kléver Arruda, estará na estação técnica do Instituto e explicará as características de quatro cultivares desenvolvidas pela instituição: IPR Potiporã e a IPR Catuara de trigo e IPR Aimoré e IPR Caiapó de triticale. A IPR Potiporã é a variedade mais recente à disposição do agricultor. Ela foi lançada ano passado durante o Dia de Campo de Inverno promovido no Iapar.

A Fundação Meridional é parceira do Iapar e da Embrapa em pesquisas. De acordo com o gerente-executivo da entidade, Ralf Dengler, o Paraná produz em torno de 3,5 milhões de toneladas de trigo por ano, o equivalente a 60% da produção nacional.

Embora o país importe mais de metade do consumo, Dengler pondera que problemas logísticos dificultam o incremento da cultura no país. “Quase 60% do mercado nacional é dirigido para padarias, destinada à produção de pão francês. Outra parte é para panificação industrial e o restante é para biscoito. Por ser de boa qualidade, o trigo produzido no Paraná é destinado principalmente para as padarias”, explica Dengler.

Ele ressalta que as regiões Oeste e Norte do Paraná produzem o melhor trigo do país e as variedades do Iapar e da Embrapa são preponderantes nesse cenário. “O Iapar tem investido em pesquisas para produção de trigo dirigido à panificação, que além de excelente qualidade tem alto rendimento e boas características agronômicas”, salienta o gerente-executivo.

Um bom exemplo, conforme Dengler, é a variedade Potyporã. “Ela é excelente em termos de produção e aspectos fitossanitários, um dos principais problemas do trigo”, afirma. A cultivar chega a quase 7 mil quilos por hectare, é moderadamente resistente ao acamamento, tolerante ao alumínio no solo e moderadamente suscetível à ferrugem, brusone e giberela. A Potyporã também apresenta características de resistência ao oídio, mancha amarela, mancha marrom e septoriose.

Serviço
Dia de Campo de Inverno
Data: 02/08 (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja
Estrada Carlos João Strass, s/n – Londrina

Fonte: AE Notícias

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio