Sistema FAEP/SENAR-PR

Homenagens celebram personalidades que defendem setor agropecuário

Foram condecorados a governadora Cida Borghetti; o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette; e o assessor-técnico José Carlos Gabardo

Três personalidades foram homenageadas ao longo do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, em reconhecimento a suas atuações destacadas em defesa do produtor rural e do agronegócio paranaense. Em três momentos distintos, foram condecorados a governadora do Paraná, Cida Borghetti; o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette; e o assessor-técnico da Superintendência do SENAR-PR, professor José Carlos Gabardo.

A governadora, que havia sido aplaudida por produtores rurais, logo ao chegar ao evento, recebeu uma placa das mãos de Ágide Meneguette, em reconhecimento pelo muito que fez pelos produtores rurais em seu governo. Em seu discurso, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR destacou a atuação de Cida para que o Paraná fosse reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área livre de aftosa sem vacinação e a regulamentação da lei que define regras para regularização ambiental em propriedades rurais.

“Quero render essa homenagem, por a senhora ter tido coragem de enxergar o futuro do Brasil e da produção do Paraná (…). A senhora defende quem produz e quem trabalha pelo Paraná”, disse Meneguette.

Surpreendida pelo reconhecimento, a governadora destacou a importância do Sistema FAEP/SENAR-PR para todo o Estado, apontando a atuação da instituição na capacitação dos produtores rurais. “Confesso que fiquei bastante sensibilizada pelas palavras que recebi, pela homenagem que recebo e que vou levar para todo o sempre. O carinho que toda a equipe dirigida pelo amigo Ágide Meneguette, que não mede esforços para ministrar cursos, palestras e buscar a excelência no campo”, declarou Cida.

Presidente

Pouco depois, seria a vez de Ágide Meneguette ser homenageado, não só por sua atuação frente ao Sistema FAEP/SENAR-PR, mas também pelo trabalho como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, ao longo dos últimos dois anos. A condecoração foi entregue pelo superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, e pelo presidente da Fecomércio e vice-governador eleito, Darci Piana.

“É um trabalho extraordinário que está sendo feito, dando oportunidade ao empreendedor rural, a essa gurizada que está fazendo o curso, para ter um ganho adicional e melhorar a qualidade da alimentação deste país. Tudo isso somado faz com que a gente se orgulhe da estrutura do nosso agronegócio”, discursou Piana, que, a partir de janeiro de 2019, substitui Meneguette na presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR.

Ao receber a placa, Meneguette fez uma menção de agradecimento aos executivos do Sebrae-PR, que foram determinantes para que a instituição enxugasse as despesas com pessoal. “Quero pedir uma salva de palmas para os executivos, que é desses de que o Brasil precisa”, disse.

Professor pioneiro

Outro homenageado, o professor José Carlos Gabardo, tem uma longa história no SENAR-PR. Ele é um pioneiro da entidade, onde atua há 24 anos, em uma trajetória diretamente ligada à excelência do produtor rural. Ao longo deste período, o SENAR-PR criou e desenvolveu um sistema de capacitação que corresponde a um catálogo de centenas de cursos.

“Começamos do zero, trabalhando com a base do trabalhador com o campo, até chegar ao nível de qualificação que temos hoje, com cursos até de pós-graduação”, disse.

Formado em engenharia agronômica e com uma série de especializações, sempre pela  Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gabardo ocupou o cargo de gerente do SENAR-PR até 2008. A partir de então, passou ao posto de assessor-técnico da Superintendência da entidade. Nesse tempo todo, ele destacou a união da equipe como um dos elementos norteadores da atuação. “Sempre tivemos uma equipe muito coesa, desde os superintendentes, gerentes, técnicos, pedagogos, supervisores, suas auxiliares e de instrutores, que são os responsáveis pela disseminação de todo o conhecimento”, apontou.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio