Sistema FAEP/SENAR-PR

Guia orienta para produção de leite com qualidade

Material elaborado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR aborda as novas regras trazidas pelas Instruções Normativas 76 e 77 para a produção de lácteos

O Sistema FAEP/SENAR-PR elaborou um guia com o objetivo de orientar os produtores de leite do Paraná a trabalharem em harmonia com as novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru, pasteurizado e tipo A, conforme as Instruções Normativas (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As normativas passaram a valer no final de maio deste ano, substituindo a IN 62.

https://sistemafaep.org.br/servico/leite-guia-das-instrucoes-normativas-no-76-e-77

Atento às necessidades dos pecuaristas paranaenses, que a cada dia produzem mais, colocando o Paraná entre os principais produtores de lácteos do país, a entidade elaborou o Guia das Instruções Normativas 76 e 77. O material explica detalhadamente como deve funcionar a indústria láctea, a propriedade leiteira, a sala de ordenha e alguns cuidados com o animal, no horizonte das novas normatizações. As novas regras envolvem produção, coleta, armazenamento, beneficiamento e transformação do leite cru refrigerado, por parte dos pecuaristas e das indústrias. Em forma de mapas tridimensionais, o guia traz os principais pontos que devem ser observados nos locais de produção.

Para divulgar esses materiais, o Sistema FAEP/SENAR-PR disponibilizou o Guia das Instruções Normativas 76 e 77 para download no site www.sistemafaep.org.br, na seção Serviços. Além disso, a entidade produziu 40 mil cópias impressas do material para ser distribuído aos produtores interessados, industrias e demais públicos de interesse.

As novas normativas do Mapa causaram impacto significativo na cadeia láctea brasileira. Para chegar ao seu formato final, as medidas foram amplamente debatidas pela sociedade. O Sistema FAEP/SENAR-PR, bem como a Aliança Láctea Sul Brasileira, contribuíram de sobremaneira nesta construção, inclusive com participação nas consultas públicas.

Em outra frente com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Mapa realizou cinco workshops em diversas regiões do Paraná para orientar produtores e profissionais da cadeia de lácteos. Ainda, diversas entidades da cadeia produtiva láctea prepararam uma Carta Conjunta ao Setor Lácteo Paranaense, na qual se comprometem – cada uma dentro da sua esfera de atuação – a zelar pelo avanço do setor no cumprimento das novas normativas.

Leia mais notícias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio