Sistema FAEP/SENAR-PR

A maior honraria paranaense a Guerino

Produtor rural, presidente do Sindicato Rural de Astorga e um dos vice-presidentes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Guerino Guandalini, foi condecorado com a Ordem Estadual do Pinheiro (categoria Grande oficial), a maior honraria do Estado. A solenidade aconteceu quinta-feira (19/12) no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, data em que o Estado comemora 160 anos de emancipação política.

Guerino Guandalini, 80 anos, nasceu em Taquaritinga (SP) e é um dos pioneiros do Norte do Paraná, pois chegou em Londrina em 1946 e três anos depois transferiu-se para Astorga, à época ainda um distrito de Arapongas. Casado com Antônia, quatro filhos, dedicou-se inicialmente ao comércio de cereais e à medida que percebeu as transformações que ocorriam no norte paranaense impulsionadas pela agropecuária tornou-se diretor do Sindicato Rural de Astorga e a partir de 1.982 seu presidente, cargo que ocupa até hoje.

_MG_8336

Foi vice-prefeito de Astorga, na gestão 1.977 a 1.982, e ocupou temporariamente o comando da  Prefeitura Municipal. Foi diretor do Conselho Fiscal da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP (1988 a 1991), sendo Vice-Presidente desde 1991, até a data de hoje.

Foi ainda presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Norte e Noroeste do Paraná – NURESPAR, desde sua fundação, em 22 de setembro de 1.989 até 31 de agosto de 2013,  abrangendo 25 Sindicatos e 70 Municípios da região.

Trabalhando sempre em prol da sociedade, sua dedicação é reconhecida como Diretor e Presidente do Hospital Regional Cristo Rei e faz parte da diretoria da Escola APAE de Astorga.

“A concessão da maior honraria do Estado ao Guerino é um reconhecimento a esse paranaense de coração que tem sua vida dedicada à sociedade e  ao nosso setor sempre deu contribuições inestimáveis como líder sindical”, afirmou Ágide Meneguette, presidente da FAEP.

A homenagem

A Ordem Estadual do Pinheiro é concedida aos cidadãos que contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural do Estado. Ao todo, foram homenageadas 51 personalidades das mais diversas áreas, como: artes, ciência, religião, política, economia e administração pública.

Entre os homenageados estavam outros destaques no segmento da agricultura do Estado: Franke Dijkstra, Manoel Henrique Pereira (Nonô Pereira), Herbert Bartz – pioneiros do plantio direto no Brasil e Luiz Lourenço, presidente da Cocamar. O governador Beto Richa entregou as comendas junto com o chefe da Casa Civil e Chancelar da Ordem do Pinheiro, Reinhold Stephanes.

Homenageados

Estão entre os condecorados o maestro e compositor Waltel Branco, o artista plástico Domício Pedroso, os atores Letícia Sabatella e Luiz Alberto de Melo, o cantor e compositor Alexandre Nero, o diretor de teatro Márcio Abreu; a escritora e professora Marta Morais da Costa, o cartunista Luiz Antônio Solda; o arcebispo metropolitano de São Paulo, Odilo Pedro Scherer; o ex-governador de São Paulo, José Serra; o senador Álvaro Dias, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, e os empresários Mário José Gonzaga Petrelli, Reni Muffato, Jörg Hofmann, Adriano Hübner, Milton Serligman e o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo.

 

 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio