Sistema FAEP/SENAR-PR

Governo, FAEP e Ocepar pedem prorrogação do período de plantio do milho safrinha

Segundo o setor produtivo, problemas climáticos atrasaram o plantio e a colheita da soja, o que impede que o cereal seja semeado no prazo pré-estabelecido

A Secretaria de Estado da Agricultura, o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sistema Ocepar pediram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a prorrogação do período de semeadura do milho de segunda safra, no ciclo 2019/20. O pedido foi motivado por condições climáticas adversas, como altas temperaturas e falta de chuvas, que fizeram com que os produtores retardassem o plantio de soja no Paraná. A solicitação é para que o plantio do milho safrinha seja prorrogado por dois decêndios – 20 dias.

O ofício foi enviado à ministra Tereza Cristina no dia 10 de janeiro. Segundo o documento, o plantio tardio da oleaginosa em decorrência dos fatores climáticos provocou “um natural retardamento do período de colheita de soja, o que impedirá que a semeadura do milho de segunda safra seja efetuada dentro do melhor período recomendado pelo Zarc [Zoneamento Agrícola de Risco Climático]”.

“Sabe Vossa Excelência a importância de uma grande produção de milho na segunda safra 2019/20, não só para fiel cumprimento de compromissos internacionais, mas, especialmente, para não sustentar um nível muito elevado de preços, que está está afetando os custos das cadeias de proteínas animais”, consta do documento, assinado pelo secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, e pelo presidente da Ocepar, José Roberto Ricken.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio