Sistema FAEP/SENAR-PR

Governo do Estado renova programa Tarifa Rural Noturna

Após ofício da FAEP encaminhado à governadora e ao presidente da Copel, desconto na tarifa de energia dos produtores rurais será renovado por mais 12 meses

Na semana que passou, a governadora Cida Borghetti encaminhou ofício para a Companhia Paranaense de Energia (Copel) determinando a renovação do programa Tarifa Rural Noturna por mais 12 meses. A medida mantém em vigor o benefício que concede desconto de 60% no valor da energia consumida no período noturno (entre as 21h30 e as 6h) em propriedades rurais.

Segundo a governadora, a manutenção do desconto “é um reconhecimento da importância da produção agropecuária para a economia paranaense”, destacou, lembrando que a prorrogação do programa é uma reivindicação das principais entidades de representação do setor agrícola, como a FAEP e o Sistema Ocepar, que reúne as cooperativas do Estado.

Atuação

No último dia 13 de novembro, a FAEP encaminhou um ofício à governadora Cida Borghetti e ao presidente da Copel, Jonel Iurk, solicitando a continuidade do programa. O pedido ocorreu após a companhia de energia informar que o desconto não seria mais concedido a partir de 1º de janeiro de 2019. Esta medida traria dificuldades principalmente para os avicultores de corte do Estado, visto que a atividade tem na energia elétrica um importante insumo, que pode representar mais de 20% dos custos da atividade.

Vale lembrar que a avicultura é uma atividade econômica importante no Paraná, que lidera o ranking brasileiro de produção e exportação de frango. Se somarmos a esta atividade a suinocultura e a bovinocultura de leite, a participação no valor bruto de produção do Estado chega a 31%.

No documento encaminhado pela FAEP, o presidente da entidade, Ágide Meneguette, argumentou que o desconto na tarifa de energia beneficia 12 mil produtores paranaenses. “Além de incentivar a produção agropecuária, o programa torna o sistema elétrico mais eficiente como um todo, já que o consumo geral é menor no horário em que o desconto é aplicado”, afirmou.

No documento enviado para a Copel, a governadora salienta que o prazo de 12 meses é suficiente para que o próximo governo avalie, em conjunto com o setor produtivo, a melhor forma de conduzir a manutenção do benefício.

A Tarifa Noturna foi criada em 2007 por meio de um Termo de Cooperação Técnica formalizado entre a Secretaria de Estado da Agricultura e a Copel.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio