Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 06/09/2012 - 12h00
Postado em Notícias

06/09/2012 12h00 - Postado em Notícias

Governo autoriza prorrogação de custeio com prazo de dez anos

Medida do CMN beneficia produtores afetados pela estiagem na Região Sul

O Conselho Monetário Nacional – CMN autorizou  renegociação para operações de custeio e investimento para os municípios da região Sul, afetados pela situação de estiagem na última safra de verão.

A Resolução nº 4.134 autoriza a renegociação das operações de custeio da safra 2011/12 com prazo de reembolso de até 10 anos com o vencimento da primeira parcela para até 1 ano após a data de formalização da renegociação.

Produtores rurais que já haviam prorrogado suas operações da safra 2011/12, conforme as Resoluções do início do ano podem refazer a renegociação aproveitando a condição de parcelamento por um prazo maior.

As renegociações dessas operações fazem parte das solicitações da FAEP ao governo federal, devido ao elevado prejuízo financeiro obtido pelos produtores rurais em função da estiagem na safra de verão, tendo em vista que o seguro rural e Proagro no Brasil cobrem menos de 18% da área agrícola, ou seja, mais de 80% das áreas estão sem seguro. No Paraná a área coberta com algum tipo de seguro é superior a média nacional, mas mesmo assim estimasse que 60% não está segurada.

É importante lembrar que a operacionalização nos agentes financeiros dessas renegociações depende ainda de edição da Carta Circular do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e adequação dos sistemas nos bancos.

imprensa@faep.com.br