Sistema FAEP/SENAR-PR

Fungo na soja

O número de lavouras de soja doentes com ferrugem asiática subiu na última semana de 175 para 226, segundo a Embrapa

O número de lavouras de soja doentes com ferrugem asiática subiu na última semana de 175 para 226, informou o sistema de alerta coordenado pela Embrapa. O índice ultrapassou o registrado na época de 2013 (213 ocorrências). Até a semana passada, o total de casos notificados oficialmente era menor.

O estado com maior número de ataques do fungo da ferrugem é Goiás (84), seguido por Rio Grande do Sul (37) e Paraná (36). A doença ataca também Mato Grosso (24), Mato Grosso do Sul (23) e São Paulo (19 casos). Os registros de janeiro já chegam a 141, praticamente o dobro dos 73 de dezembro, o que mostra que a ferrugem asiática está se alastrando mais rapidamente, numa época de clima quente e úmido.

As ocorrências vinham caindo até a safra 2011/12 (265 casos), mas voltaram a crescer no ano passado (490) e agora podem subir novamente. Os técnicos orientam que os produtores devem monitorar as lavouras e fazer pulverizações preventivas logo após o aparecimento de manchas da doença nas primeiras folhas de soja. O custo dos fungicidas tem ficado em meia saca de soja por hectare.

Janeiro

60% dos casos de ferrugem asiática – doença que eleva os custos de produção – desta safra ocorreram em janeiro, conforme a Embrapa.

Fonte:  Gazeta do Povo – 28/01/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio