Sistema FAEP/SENAR-PR

Frio vai provocar nova onda de geadas no Paraná nesta semana

Massa de ar frio deve causar efeitos no Estado a partir desta quinta-feira

Uma massa de ar frio avança pelo Paraná e vai provocar uma nova onda de geada a partir desta quinta-feira (07) em áreas mais altas do Centro-Sul do estado. Na sexta-feira (08), a geada atinge Curitiba e Região Metropolitana, além do Sudoeste e parte da região Oeste. Apesar do fenômeno não ser tão intenso quanto o registrado no último mês, haverá um declínio acentuado das temperaturas.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luis Renato Lazinski, a frente fria é fraca e passageira. “Na quinta, a geada vai atingir as áreas mais altas do Centro-Sul. Na sexta, o evento será mais generalizado, com exceção do litoral e a região Norte do estado”, afirma Lazinski. Segundo o Simepar, há registro de geada de intensidade moderada para a região de Palmas, Pato Branco, Laranjeiras do Sul e União da Vitória na sexta-feira.

Chuvas

Para o analista de milho do Departamento de Economia Rural (Deral), Edmar Gervásio, a maior preocupação no momento é a chuva que já paralisou o andamento da colheita da segunda safra de milho. “As atividades de campo estão paradas desde o início da semana, especialmente no Oeste do estado”, afirma. Segundo ele, os 19% do cereal em floração, suscetíveis à geada, estão concentrados no Norte e por isso não devem ser afetados. “Mesmo as últimas geadas não tiveram estragos tão significativos. As de agora não devem preocupar”. Até segunda-feira (04), 28% do milho havia sido colhido.

Fonte: Gazeta do Povo

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio