Sistema FAEP/SENAR-PR

Frio toma conta da região Sul e geadas podem ocorrer nos próximos dias no RS, PR e SC

No Paraná chuvas nas regiões Norte e Noroeste devem interromper a estiagem

O frio voltou a tomar conta da região Sul do Brasil com influência de uma área de alta pressão próxima do Rio Grande do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê risco de geada de fraca a moderada intensidade a partir desta quarta-feira (1º) em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, único estado que pode ter chuvas durante a semana.

Apesar da condição, o risco de danos em plantações da região é pequeno, segundo o instituto. A região Sul do país tem sido uma das únicas beneficiadas nas últimas semanas com chuvas, já que neste inverno as precipitações se concentraram sobre as extremidades do país, enquanto a secura tomou conta do Brasil central.

“A chuva prevista para ocorrer ao longo dessa semana sobre as áreas produtoras de trigo do Paraná, em especial sobre as regiões norte e noroeste e no sul de São Paulo, não irá reverter as perdas até agora contabilizadas por conta da forte estiagem associada as temperaturas acima da média, mas permitirá que não ocorram novas perdas”, noticiou a Climatempo.

Enquanto isso, nos outros estados uma condição mais firme passa a ser vista. “No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, toda a semana será marcada pelo tempo seco e sem previsão de chuva. Com isso, o desenvolvimento das lavouras de inverno, em especial de trigo, será favorecido, já que as últimas semanas foram extremamente chuvosas…”, informou a empresa meteorológica.

Na segunda-feira, uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Sengés (PR) e causou danos. Não há relatos de danos em lavouras. De acordo com a Defesa Civil da cidade, mais de 300 casas foram atingidas. As informações são do site G1. O município de Itararé (SP) também registrou granizo no início da semana, mas também sem reflexos no campo.

Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram que as chuvas devem diminuir nos próximas sete dias sobre a região Sul e se concentrarem mais sobre áreas centrais do país. Meteorologistas alertam, no entanto, que previsões de longo prazo ainda precisam de confirmação.

Ainda nesta quarta, o Inmet alerta para a previsão de altos acumulados em áreas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A baixa umidade deve ser registrada em áreas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins.

Fonte: Notícias Agrícolas

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio