Sistema FAEP/SENAR-PR

Frango: Mercosul finaliza proposta para negociação com UE

O setor avícola do Mercosul finaliza uma proposta para as negociações do tratado de livre comércio com a União Europeia, de acordo com o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Turra participou de reuniões na Comissão Europeia, em Bruxelas, na segunda e na terça-feira, com os representantes das áreas de saúde e proteção ao consumidor, defesa comercial e agricultura e desenvolvimento rural do grupo. O brasileiro disse que eles receberam "muito bem" a posição conjunta do Mercosul e deverão dar apoio aos negociadores dos países do bloco nas futuras conversações.

"Passamos a seguinte mensagem para eles: enquanto a União Europeia, às vezes, não nos trata com muito cuidado, temos outros mercados nos tratando com a devida atenção, como é o caso dos asiáticos", disse Turra. O executivo também dirige a Coordenadoria das Indústrias Avícolas do Mercosul (Ciam). A proposta de consenso entre os blocos será entregue ao Ministério das Relações Exteriores pela Ubabef.

Um dos temas negociados é o incremento da cota de exportações do Mercosul à União Europeia. Os avicultores pedem o aumento das vendas ao bloco europeu para 750 mil toneladas sem tarifa, com possibilidade de aumento de 100 mil toneladas/ano nos dois anos seguintes. Segundo Turra, a cota oferecida atualmente aos quatro países soma mais de 500 mil toneladas anuais, e abrange também tarifas extra-cota. "Os números ainda estão sendo discutidos e serão inseridos na proposta. Mas o mais importante é que, enfim, vamos ter aumento significativo nas cotas a serem exportadas do Mercosul ao bloco econômico", afirmou.

Negociações
As conversas entre Mercosul e União Europeia começaram em 1999 e reduções tarifárias começaram a vigorar em 2004. Algumas propostas provocaram divergências e os dois blocos pediram melhorias em 2006, mas as negociações não avançaram. Na época, a UE propôs uma cota de 75 mil toneladas anuais, enquanto os países do Mercosul pleiteavam 250 mil toneladas. Em 2009, as conversas entre o Mercosul e o bloco europeu foram retomadas, impulsionadas pelo fracasso da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

No primeiro bimestre do ano, o Brasil exportou à União Europeia 75,056 mil toneladas de carne de frango, 9% a mais que os 68,840 mil toneladas embarcadas no mesmo período de 2010. Em receita, as vendas externas brasileiras ao bloco somaram US$ 210,252 milhões, crescimento de 18,2%. Em janeiro e fevereiro de 2010, a receita foi de US$ 177,846 milhões.

Fonte:  BGA – Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio