Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 27/02/2015 - 10h46
Postado em Sem categoria

27/02/2015 10h46 - Postado em Sem categoria

Falta de ração faz frangos morrerem de fome no Paraná

As consequências do bloqueio das rodovias em virtude dos protestos de caminhoneiros começam a ganhar maior proporção, prejudicando mais elos da cadeia produtiva do agronegócio

As consequências do bloqueio das rodovias em virtude dos protestos de caminhoneiros começam a ganhar maior proporção, prejudicando mais elos da cadeia produtiva do agronegócio. Depois de eliminar pintainhos e parar a operação em frigoríficos, a cadeia da avicultura precisa lidar com aves que estão morrendo de fome nas granjas por falta de ração.

O produtor Carlos Vallini, de Jataizinho (Norte) vive um quadro de desespero. Ele conta que deveria ter enviado há três dias 64 mil aves para um frigorífico em Rolândia, a 50 quilômetros, mas o bloqueio está limitando o fluxo. “Não há como trazer ração e nem como encaminhar os frangos para o abate. Mais de mil aves já morreram de fome”, revela. Em média os animais consomem 4 mil quilos de alimento por dia, mas os estoques da fazenda se esgotaram. “A avicultura é minha única atividade, não tenho outra alternativa de renda. Estou tendo que tomar calmante para me acalmar”, diz.

Além do prejuízo, o produtor lamenta o efeito sobre o bem-estar dos animais. “A gente gasta R$ 500 mil em um aviário, dá tudo do bom e do melhor para os frangos e eles agora estão sendo maltratados, contra a minha vontade, por causa desse protesto. Fico indignado com isso”, reclama.

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, aponta que além do prejuízo com o descarte das aves, há risco de dano à imagem do Brasil no mercado externo. “Trabalhamos durante décadas para a construção da imagem da cadeia produtiva como sustentável, pautado pela qualidade, sanidade e preservação do bem-estar animal. Agora, circulam imagens que prejudicam gravemente este trabalho, em uma situação que não foi gerada pelo setor”, lamentou.

Fonte: Gazeta do Povo – 27/02/2015

Título da Postagem: Falta de ração faz frangos morrerem de fome no Paraná

imprensa@faep.com.br