Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP treina colaboradores de sindicatos rurais sobre emissão de DAP

A Declaração de Aptidão ao Pronaf é um documento fundamental para os agricultores familiares acessarem políticas públicas, como linhas de créditos e subsídios a taxas de juros

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) promoveu nesta quarta-feira (6) um treinamento para colaboradores de sindicatos rurais de diversas regiões do Estado sobre como fazer a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Seguindo as medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, de distanciamento social para reduzir a propagação do novo coronavírus, o curso foi ministrado via videoconferência. Ao todo, se conectaram 22 sindicatos rurais, com a participação de mais de 30 pessoas.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico da FAEP, Jefrey Albers. “A DAP é um ato declaratório, é o produtor que nos conta qual é a sua realidade e nós fazemos isso em nome do produtor. Quem nos apresenta os documentos e nos fornece a declaração de que está apto, que tem condições adequadas de se inserir nesse contexto, é o produtor. Então a DAP nos permite essa interpretação direta do termo e da reflexão sobre seu significado” ensinou Albers.

O conteúdo do curso como um todo incluiu um panorama completo de como funciona o sistema representativo dos produtores rurais. Além disso, a formação detalhou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do que se trata a DAP e que tipos de programas os produtores podem acessar a nível federal, estadual e municipal. Fez parte da programação, ainda, os motivos que levam a cancelamentos de DAP, como operar o Sistema DAPWEB para a emissão do documento e as razões de bloqueios feitos pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento foi organizado pelo Departamento Sindical da FAEP. João Lázaro, coordenador do setor, agradeceu a participação dos sindicatos no treinamento e enfatizou a importância de se continuar levando conhecimento ao campo independentemente das circunstâncias. “É nosso papel levar conhecimento para que os sindicatos rurais possam atender aos produtores com alto nível de qualificação. O treinamento teve um ótimo engajamento dos colaboradores”, avaliou.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio