Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP tem agenda intensa no início de março

Reuniões do Grupo de Trabalho de Javalis, Comissões Técnicas de Suinocultura e de Avicultura, além do Núcleo de Cadecs, irão pautar demandas de cada setor

Na primeira semana de março, a FAEP dá início às reuniões de grupos representantes do agronegócio paranaense. Produtores e membros de entidades relacionadas irão se reunir no Grupo de Trabalho (GT) de Javalis, Comissões Técnicas (CT) de Suinocultura e de Avicultura e Núcleo de Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). Os encontros serão realizados na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba.

No dia 4 de março acontece a reunião do Grupo de Trabalho de Javalis, iniciativa que reúne diversas entidades envolvidas com o controle da espécie a nível estadual e nacional. Na ocasião, Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico Econômico (Detec) e assessora do GT, irá apresentar a cartilha que contém informações sobre educação ambiental e sanitária e, posteriormente, será distribuída para todo o Paraná. A programação também conta com a participação de um manejador de javalis, que irá explicar as necessidades e dificuldades enfrentadas pela classe no campo para, em seguida, determinação de ações pertinentes.

No dia seguinte ocorre a reunião da CT de Suinocultura, cujo presidente, Reny Gerardi, irá expor o panorama da atividade no Estado, com apresentação do planejamento estratégico para 2020. O assessor da presidência da FAEP, Ronei Volpi, irá trazer atualizações referente ao reconhecimento do Paraná como área livre de Peste Suína Clássica (PSC). Ainda, em uma mesa redonda com participação de diversas entidades será debatido o posicionamento frente à realização de eventos técnicos agropecuários internacionais no Paraná.

Paralelamente, a CT de Avicultura irá se reunir para divulgação dos resultados dos levantamentos de custos de produção realizados em novembro de 2019 e proposta de agenda do mesmo serviço em 2020, sob responsabilidade de Mariana Assolari, técnica do Detec. Na sequência, será apresentado o planejamento de ações da CT para este ano.

A programação do dia 5 também conta com momentos em conjunto para as duas Comissões Técnicas. Na parte da manhã, o gerente de Acesso e Inteligência de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, irá apresentar os resultados obtidos em 2019 para a avicultura e a suinocultura, as perspectivas para 2020, além de ações institucionais em andamento para diversificação de mercados consumidores e o fortalecimento da cadeia.

No período da tarde será realizada a reunião do Núcleo de Cadecs, destinada aos membros das cadeias avícola e suinícola. Na programação, estão previstas a apresentação das ações desenvolvidas em 2019, apresentação dos resultados da pesquisa realizada com os membros das Cadecs do Estado e proposta de ações para 2020.

Confira as datas das reuniões:

04/03: Grupo de Trabalho de Javalis

05/03 (manhã): Comissão Técnica de Avicultura

05/03 (manhã): Comissão Técnica de Suinocultura

05/03 (tarde): Núcleo de Cadecs

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio