Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP reforça canal de diálogo junto a órgãos do governo estadual

Secretário de Agricultura e a nova diretoria da Adapar estiveram na sede da Federação para alinhar as diretrizes do agronegócio paranaense

O início da gestão do novo governo estadual, comandado pelo governador Carlos Massa Junior, impôs uma agenda proativa por parte da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). Nesta semana, a diretoria da entidade recebeu o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e a nova diretoria da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A reunião com o primeiro ocorreu no dia 23 de janeiro e o segundo encontro no dia anterior, dia 22, ambas na sede da FAEP.

O objetivo dos encontros foi alinhar as agendas prioritárias ao setor produtivo agropecuário do Estado. Entre os assuntos estiveram aspectos relacionados à defesa agropecuária, as boas práticas de conservação de solos, programas de desenvolvimento do setor, novas pesquisas para subsidiar os produtores rurais, entre outros temas.

“Enfatizo que nossa casa está de portas abertas. Nossas reivindicações são pelo bem do Estado e de todos. Quando mostramos algo que pode ser feito para melhorar a competitividade do nosso setor, os produtores rurais e todos se beneficiam por termos mais dinheiro circulando e diversificação de oportunidades na economia”, disse o presidente da FAEP, Ágide Meneguette.

Na reunião, Ortigara ressaltou que uns dos principais trabalho que continua em desenvolvimento ao longo dos próximos anos é a busca pelo reconhecimento do Paraná como área livre de aftosa sem vacinação. “Sanidade é uma prioridade para o Estado”, destacou o secretário de Agricultura.

Além da questão da sanidade no Paraná, outros pontos debatidos na reunião foram a necessidade de reforçar as técnicas de conservação de solo e água junto aos produtores rurais e a rede estadual de pesquisas voltadas para o desenvolvimento do campo.

Na reunião, além do presidente da FAEP e do secretário de Agricultura, participaram o presidente do Conseleite, Ronei Volpi, e o superintendente adjunto do SENAR-PR, Carlos Augusto Cavalcanti Albuquerque.

Adapar

A nova diretoria da Adapar assumiu no dia 9 de janeiro, empossada pelo secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. Otamir Cesar Marting, que assumiu como diretor-presidente no lugar de Inácio Afonso Kroetz, enfatizou no encontro que pretende dar continuidade ao trabalho dos últimos anos de construção de um sistema de defesa agropecuária sólido.

 

 

“Reforçamos aqui o canal de diálogo aberto para trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento agrícola e do Paraná”, comentou Otamir.

Da nova diretoria da Adapar, estiveram presente na reunião, Otamir Cesar Martins, diretor-presidente, Horácio Slongo, chefe de gabinete, Manoel Luiz de Azevedo, diretor de Defesa Agropecuária, e Adalberto Luis Valiati, diretor administrativo-financeiro.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio