Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP qualifica 174 funcionários de sindicatos rurais do Paraná a usarem o eSocial

Formação em cinco etapas, realizadas em Assis Chateaubriand, Ibiporã, Mandaguaçu, Pato Branco e Curitiba, atingiu um total de 133 sindicatos

Funcionários de Sindicatos Rurais de todo o Paraná que prestam serviços de folha de pagamento estão preparados para orientar os produtores para se adequarem ao eSocial, novo sistema eletrônico do governo federal para a administração de informações relacionadas aos trabalhadores. Nos meses de junho e julho, a FAEP, em parceria com a Receita Federal, promoveu cinco turmas de uma formação sobre o tema, nas cidades de Assis Chateaubriand, Ibiporã, Mandaguaçu, Pato Branco e Curitiba. No total, foram 174 colaboradores de 133 sindicatos. O curso, de 16 horas de duração divididas em dois dias de trabalho, foi organizado pelos Departamentos Jurídico e Sindical da FAEP.

Ouça a seguir entrevista com o assessor técnico da FAEP, Eleutério Czornei:

 

O sistema criado pelo governo pretende unificar o envio de informações relativas aos trabalhadores. Hoje, são usados diversos formulários para prestar contas ao governo, o que dificulta a centralização de dados. “Estamos sempre atentos para as demandas dos nossos produtores. Essa atualização dos funcionários dos sindicatos para prestar serviços de qualidade vai ao encontro desta necessidade de capacitar a ponta. Com a conclusão das turmas desse curso estamos com um grupo qualificado para conceder toda a assessoria necessária aos produtores com relação às leis trabalhistas”, diz o presidente da FAEP, Ágide Meneguette.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio