Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP promove reunião de quatro Comissões Técnicas

Encontros estão programados para abril, para discutir temas atuais e específicos de Comissão Técnica (CT) de Cereais, Fibras e Oleaginosas, CT de Bovinocultura de Corte, CT de Suinocultura e CT de Avicultura

A partir da segunda quinzena de abril, a FAEP começa a ouvir produtores de todo o Paraná no âmbito das comissões técnicas. Nessa primeira rodada em 2019, quatro grupos irão se reunir, conforme a programação pré-estabelecida: Comissão Técnica (CT) de Cereais, Fibras e Oleaginosas, CT de Bovinocultura de Corte, CT de Suinocultura e CT de Avicultura. Todos os encontros serão realizados na sede da Federação, em Curitiba.

“Essas comissões técnicas são muito importantes, porque nelas se discutem questões pertinentes e atuais a cada atividade, como preço, tendências de mercado, custos de produção e atualização técnica. É uma ocasião de troca de informações e de o produtor ser ouvido”, ressalta o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

Os encontros começam pela CT de Cereais, Fibras e Oleaginosas, cuja reunião está marcada para 15 de abril. Na ocasião, técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR irão apresentar os resultados do curso de Manejo Integrado de Pragas (MIP). Também será divulgado um levantamento com comparação dos custos de produção entre áreas que fizeram uso do MIP na safra 2018/19 e que não usaram a técnica. A programação inclui, ainda, discussões conduzidas pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da FAEP, Jefrey Albers, sobre renegociação de dívidas, seguro rural e propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2019/20.

No dia 16 será a vez de a CT de Bovinocultura de Corte se reunir. O assessor da presidência da FAEP, Ronei Volpi, irá apresentar um panorama detalhado do processo para que o Paraná venha a se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação. Além disso, a reunião contará com apresentações sobre exportação de gado vivo e sobre o Programa Pecuária Moderna.

O encontro da CT de Suinocultura, por sua vez, ocorrerá no dia 17, com uma palestra de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) sobre a Portaria 265, que estabelece procedimentos de biosseguridade mínima para estabelecimentos que produzem suínos para fins comerciais. Além disso, o técnico da FAEP Luiz Eliezer Ferreira fará uma apresentação sobre a conjuntura de mercado de grãos, que exerce impacto direto sobre a atividade.

Na semana seguinte, no dia 23 de abril, a FAEP promove a reunião da CT de Avicultura. A programação conta com uma palestra da médica veterinária Anderlise Borsoi, que irá falar sobre salmonela na avicultura, com apresentação de dados epidemiológicos no Paraná e ferramentas de controle. Além disso, serão apresentados o planejamento da Comissão para 2019, as capacitações disponíveis para o setor e a ação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec).

Confira o calendário no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio