Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 04/05/2015 - 13h59
Postado em Trigo

04/05/2015 13h59 - Postado em Trigo

FAEP pede que alteração na classificação do trigo seja prorrogada

A FAEP encaminhou ofício (*) solicitando a prorrogação por um ano da entrada em vigor do art. 2ª da IN nº 38 e seus anexos que tratam do padrão de classificação do trigo. “A grande apreensão é com relação a ausência de estrutura adequada de algumas cooperativas e postos de comercialização para realizar as avaliações necessárias. Muitas unidades de recebimento de trigo não possuem equipamento para realizar as análises exigidas, deixando assim classificação incompleta e sujeita a erros”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

A Instrução Normativa (IN) nº 38, de 30 de novembro de 2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece no art. 2ª que a partir de 1º de julho de 2015, passará a vigorar o novo padrão para classificação de trigo.O padrão estabelecido na IN nº 38 propõe que número de queda (falling number) seja parâmetro para determinar o tipo do trigo e não mais de classe de trigo do Grupo II.

O número de queda é o parâmetro que mede a atividade da enzima alfa-amilase, responsável por quebrar as moléculas de amido, importante característica no trigo destinado a moagem.

Encaminhamentos:
Ministério MAPA;

c/c

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA – SDA/MAPA
Secretário – DECIO COUTINHO

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA – SPA/MAPA
Secretário – ANDRE MELONI NASSAR

Título da Postagem: FAEP pede que alteração na classificação do trigo seja prorrogada

imprensa@faep.com.br