Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede cancelamento de leilões de trigo

O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette,  encaminhou nesta segunda-feira, dia 24, ao ministro Mendes Ribeiro, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) um pedido de imediato cancelamento de leilões de trigo.

A Conab editou os Avisos 345, 346 e 347 de venda de trigo em grãos para suprimento ao mercado interno com leilão previsto para 26/9/12.

"Tendo em vista que 41% do trigo paranaense foi colhido e apenas 8% comercializado, conforme dados da Seab, é inoportuno nesse momento que o governo federal venda seus estoques, prejudicando os produtores rurais do Paraná e do Rio Grande do Sul, os quais já iniciaram a colheita, sendo que os dois estados representam 90% da produção nacional", mostra o documento.

Além disso, conforme dados da Conab, os estoques estão abaixo da média dos últimos anos, com 505 mil toneladas – volume que o mercado interno absorve em cerca de três semanas de consumo. No mesmo período em 2011, o estoque público era de 836,6 mil toneladas e, em 2010, chegou a 1,2 milhão de toneladas.

Diante desse cenário, a presidência do Sistema FAEP solicita "em caráter de urgência o cancelamento desses leilões da CONAB até janeiro de 2013, período final da comercialização da safra de trigo do Paraná e Rio Grande do Sul.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio