Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP pede antecipação do plantio de trigo em municípios do Lago de Itaipu

Produtores de trigo dos municípios próximos ao Lago de Itaipu estão reivindicando a antecipação da época de plantio para o mês de abril. Atualmente, o período recomendado pelo zoneamento agrícola é o mês de maio.

Segundo os agricultores, na comparação com safras anteriores, o plantio realizado em abril originou um produto com qualidade superior graças ao fato de estar menos sujeito às adversidades climáticas.

Na região a variedade mais utilizada é a CD 104. De acordo com técnicos da FAEP, o setor técnico da Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola ), obtentora da variedade,  não colocou obstáculos para a realização do plantio.        

Caso o plantio seja antecipado para abril, a colheita ocorreria ao final de julho ou agosto – meses com menor incidência de chuvas,  o que contribuirá na colheita de trigo com maior probabilidade de manter alta qualidade industrial.       

Os municípios próximos ao lago (Medianeira, Céu Azul, Missal,  Matelândia e São Miguel do Iguaçu), são consideradas áreas plantio semelhantes a Palotina e Toledo, com indicação de cultivo no período que corresponde ao decêndio 8 a 16 , com início de plantio em março.               

Assim, levando-se em conta as considerações favoráveis do obtentor da variedade mais plantada na região, a presidência do Sistema FAEP solicitou ao coordenador-geral de zoneamento agropecuário, Gustavo Bracale, em caráter de urgência, a modificação do prazo no zoneamento agrícola daquela região.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio