Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP lamenta o falecimento de Joaquim Romero Fontes

A FAEP lamenta o falecimento na madrugada desta sexta-feira (7/2), do sócio-fundador e primeiro presidente (1979-1981) da Sociedade Rural de Maringá, Joaquim Romero Fontes.

Paulista de nascimento, Fontes foi pioneiro em Maringá. No ano de 1949 chegou à cidade para trabalhar com café e esteve, expressivamente, presente na construção da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e foi um dos primeiros associados do Sindicato Rural de Maringá. Presidiu o Clube Hípico e foi um dos principais articuladores na fundação da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar). Joaquim Romero Fontes também fez parte da comissão que se dirigiu até o governo no ano de 1951 para solicitar a emancipação do município, que na época, pertencia à Mandaguari.

Na Sociedade Rural de Maringá dedicou uma parte de sua vida, voluntariamente, à estruturação do Parque Internacional de Exposições, ao fortalecimento da SRM, à consolidação da Expoingá como uma das mais importantes do País e, também, à valorização de Maringá no contexto do agronegócio brasileiro. De 2004 a 2008 Joaquim presidiu novamente a entidade, permanecendo por duas gestões.

Fontes tinha 97 anos de idade e a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

Fonte: Sociedade Rural de Maringá

joaquim
joaquim

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio