Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP lamenta o falecimento de Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto

Bartz foi um dos produtores rurais que mais contribuíram para o Estado e o país terem se tornado potências da produção de alimentos

A Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) lamenta profundamente o falecimento de Herbert Bartz, um dos principais responsáveis pela disseminação da técnica do plantio direto no Estado e no país. O agricultor tinha 83 anos e estava internado para tratar de uma pneumonia, na Santa Casa de Arapongas, no Norte do Paraná. Seu falecimento ocorreu na madrugada desta sexta-feira (29).

“Herbert Bartz foi um dos agricultores mais importantes para o desenvolvimento do nosso Estado. Sua atitude de tomar a iniciativa para resolver os problemas de erosão e sua generosidade em compartilhar o conhecimento estarão sempre na história. É um exemplo inspirador que vai atravessar as gerações”, afirmou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR. Bartz era associado do Sindicato Rural de Rolândia.

Ainda, nesse processo outros dois agricultores foram pioneiros do plantio direto junto com Bartz: Franke Dijkstra e Manoel Pereira (Nono), ambos da região dos Campos Gerais.

Herbert Bartz se estabeleceu no Paraná nos anos 1960, junto com a família. Na época, durante uma chuva torrencial, foi à lavoura de guarda-chuva e lanterna na mão e viu a terra arada indo embora para o rio com a força da erosão. Desse episódio, surgiu a sede pela busca do conhecimento para superar aquele percalço, que levou Bartz aos Estados Unidos, onde descobriu a técnica de plantar diretamente na palha, sem revolver o solo, como era de praxe na época no Brasil.

Começou a fazer estudos em sua propriedade e os resultados começaram a aparecer. Bartz fez questão de compartilhar. Ao longo da vida, foram inúmeras as contribuições para consolidar a prática que se tornou difundida não apenas em território brasileiro como em outros países.

Descendente de alemães, Herbert Bartz nasceu em Rio do Sul, em Santa Catarina, no dia 14 de fevereiro de 1937. Passou vário períodos da infância na Alemanha, incluindo o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele deixa a esposa Luíza, a filha Marie e o filho Johann Bartz.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio