Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP capacita sindicatos nos processos de licenciamento ambiental

Treinamento que faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical atendeu 126 colaboradores de diversas regiões do Estado. Próxima etapa acontece em julho

Os colaboradores dos sindicatos rurais do Paraná receberam mais uma capacitação para aprimorar a estrutura de atendimento aos produtores. O treinamento, disponibilizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR durante o mês de junho, teve o objetivo de instruir os funcionários em relação aos processos de licenciamento ambiental, que agora podem ser realizados pelos próprios sindicatos. Um convênio assinado entre a FAEP e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no ano passado oficializou essa nova medida, que propõe a desburocratização do processo para emissão de documentos e orientações técnicas.

Por meio deste convênio, os colaboradores dos sindicatos rurais associados à FAEP podem emitir documentos como Certidão Negativa Ambiental, Dispensa do Licenciamento Ambiental Estadual e, ainda, orientar o recebimento de documentos para Licenciamento Ambiental. A vice-presidente do Sindicato Rural de Uraí, no Norte Pioneiro, Sueli Maria Bachim acredita que oferecer esses novos serviços poderá atrair um maior número de sindicalizados. “Quanto mais a gente oferece, mais a gente chama o produtor rural”, aponta.

A capacitação foi dividida em três etapas: módulo ambiental introdutório, módulo ambiental básico e módulo ambiental avançado. Os cursos do módulo introdutório aconteceram nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de junho, por videoconferência. Nesta primeira etapa do treinamento, participaram 126 colaboradores de 90 sindicatos rurais. No total, foram 10 turmas divididas ao longo dos cinco dias, no período da manhã e da tarde.

As próximas duas etapas da capacitação serão realizadas de modo presencial. O módulo ambiental básico está marcado para o mês de agosto e irá capacitar os funcionários de sindicatos que ainda não possuem domínio sobre os assuntos dos novos serviços ofertados pelo convênio. Posteriormente, o módulo avançado será voltado para os novos serviços ambientais, pois o sistema via internet do governo estadual passa por aprimoramento. Os módulos presenciais ainda não estão com as datas definidas.

Este primeiro módulo abordou as regras do convênio entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o IAP, além das mudanças na estrutura, diretrizes, normas e procedimentos do órgão, que recentemente passou por mudanças no novo governo estadual.

“A FAEP firmou convênio com o IAP para que os sindicatos rurais possam ampliar a prestação de serviços na área ambiental. Esse convênio faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical, que visa procurar meios para fortalecermos o nosso sistema sindical e consequentemente atender o produtor rural”, destaca o coordenador do Departamento Sindical da FAEP, João Lázaro Pires.

Atendimento especializado

O colaborador Aparecido Ribeiro, do Sindicato Rural de São João do Ivaí, na região Norte Central, classifica o treinamento como de suma importância para aprimorar a orientação dada aos produtores sobre as questões ambientais.

“Nós vemos que houve muita informação do CAR [Cadastro Ambiental Rural] e outras dúvidas sobre regularização. Então, a gente percebe que os sindicatos terão que estar muito bem preparados nesse sentido”, explica. Diante da busca constante por informação, Ribeiro define que o sindicato como ponto de referência para o produtor rural.

Para Pamela de Lima, do Sindicato Rural de São João, na região Sudoeste, o produtor, muitas vezes, procura o sindicato para receber orientações dos colaboradores. “Eles confiam. Nós não prestávamos esses serviços, então será uma maneira de trazer esse produtor ainda mais para dentro do sindicato”, afirma.

O formato videoconferência foi bem avaliado pelos participantes. O colaborador Aparecido define a experiência como proveitosa, pelo fato de unir a tranquilidade do estudo individual à interação com outras pessoas durante o curso. Além disso, a colaboradora Pamela destaca o custo-benefício do formato. “Facilita muito para nós que estamos mais distantes, por causa do deslocamento e dos custos. Achei espetacular”, complementa.

Próximo treinamento acontece em agosto

As próximas duas etapas da capacitação serão realizadas de modo presencial. O módulo ambiental básico está marcado para o mês de agosto e irá capacitar os funcionários de sindicatos que ainda não possuem domínio sobre os assuntos dos novos serviços ofertados pelo convênio. Posteriormente, o módulo avançado será voltado para os novos serviços ambientais, pois o sistema via internet do governo estadual passa por aprimoramento. Os módulos presenciais ainda não estão com as datas definidas.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo. 

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio