Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP capacita funcionários de sindicatos a emitir NFP-e

Nove turmas, em sete municípios, formaram um total de 180 profissionais

Em novembro, a FAEP concluiu uma série de cursos destinados aos colaboradores de sindicatos rurais sobre as novas exigências da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) para operações interestaduais. Foram formadas nove turmas, em entidades sindicais de sete cidades: Maringá, Ibiporã, Assis Chateaubriand, Guarapuava, Cianorte, Pato Branco e Curitiba. No total, 180 pessoas, de 119 sindicatos rurais, participaram das capacitações.

A série de treinamentos superou a meta inicial, que era de capacitar 150 funcionários de unidades sindicais no Estado. Cada curso foi composto por um módulo de aulas de oito horas-aula, ministrado por um instrutor da Receita Estadual.

“Os cursos superaram a nossa expectativa. Todos esses profissionais, agora, estão mais orientados para auxiliar o produtor rural na emissão do documento”, disse João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical da FAEP.

Os cursos foram promovidos pela FAEP, em parceria com a Receita Estadual do Paraná, com o objetivo de capacitar os profissionais de sindicatos rurais, para torná-los aptos a emitir a NFP-e em todas as operações para as quais a nota eletrônica é exigida.

A emissão da NFP-e será exigida a partir de janeiro de 2019, em todas as operações interestaduais.

Ainda, a FAEP, em parceria com a Receita Estadual, elaborou um material para orientar os produtores sobre como proceder em relação ao assunto. A versão digital do panfleto será disponibilizada no site www.sistemafaep.org.br, no link Serviços.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio