Sistema FAEP/SENAR-PR

Exportações paranaenses de milho e soja são recordes no quadrimestre

Trata-se da maior quantidade exportada de soja no primeiro quadrimestre desde o início da série histórica em 1997. Em relação ao mesmo período do ano passado o crescimento foi de 74%

Tânia Moreira | Economista DTE – Sistema FAEP

O Paraná exportou no primeiro quadrimestre do ano 3,95 milhões de toneladas de soja em grãos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). É a maior quantidade exportada de soja no primeiro quadrimestre desde o início da série histórica em 1997. Em relação ao mesmo período do ano passado o crescimento foi de 74%.

O valor exportado da soja em grãos somou US$ 1,38 bilhões com crescimento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio de exportação, no entanto, foi 11% menor que o registrado no ano passado e 25% menor que o preço médio de exportação dos últimos cinco anos.

O Brasil conquistou em 2015 a liderança nas exportações mundiais de soja que era dos Estados Unidos, com a desvalorização da moeda brasileira tornando o produto brasileiro mais competitivo no exterior. Os preços médios globais, no entanto, são menores em função de amplas ofertas no Brasil e nos Estados Unidos.

No caso do milho, a quantidade exportada pelo Estado também bateu recorde neste quadrimestre. Foram exportadas 1,2 milhão toneladas, com crescimento de 96% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor exportado somou US$ 194 milhões, com crescimento de 72% em relação ao ano passado. O preço médio de exportação recuou 12% em relação ao primeiro quadrimestre de 2015 e 31% em relação à média dos últimos cinco anos.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio