Sistema FAEP/SENAR-PR

Ex-instrutor do SENAR-PR decola com carreira internacional

Entidade abriu portas para o consultor prestar serviços no Paraguai, um dos países cujo agronegócio mais cresce no mundo

Élson Buaski é um daqueles piás da roça que se criaram ajudando a família no campo e trabalhando por empreitada junto aos vizinhos. Já capinou muita roça, colheu algodão (nos tempos em que a cultura tinha espaço no Paraná) e fez milhares de quilômetros em tratores e colheitadeiras. Aos 47 anos e uma trajetória de muitos calos adquiridos com suas experiências, segue com o mesmo entusiasmo. Tanto que uma de suas empreitadas, com início há mais de 10 anos, o levou a dar uma reviravolta daquelas, a ponto de deixar uma carreira sólida para se tornar consultor de carreira internacional.

Desde 2005, Élson deixou de percorrer o Paraná como instrutor do SENAR-PR e foi para longe da localidade de Alto Alegre, em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, onde nasceu. Hoje presta serviços a diversos produtores no Paraguai, um dos países que fazem companhia ao Brasil no agronegócio em expansão. No total, mais de 150 mil hectares de lavouras estão sob responsabilidade de Élson.

Para entender o que levou o profissional a mudar de país e começar uma carreira do lado de lá do Rio Paraná é preciso voltar às raízes. Mais especificamente aos anos 1980, quando o filho de pequenos produtores rurais ainda era de fato uma criança. “Foi nessa época que fiz meu primeiro curso. Ainda guardo o certificado com muito carinho. Foi ali que tudo começou”, lembra.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio