Sistema FAEP/SENAR-PR

A evolução da previsão do tempo

Sistema de dados meteorológicos desenvolvido pelo Inmet traz recursos para avaliar produtividade da safra, estresse térmico de bovinos e outras importantes ferramentas para a gestão rural

Com objetivo de fornecer aos produtores rurais de todo país uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisões no planejamento agropecuário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou recentemente o Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro). Por meio dele, é possível obter diversos tipos de dados que vão além das informações climáticas tradicionais, tais como a produtividade da safra e as perdas ocorridas.

Esse sistema é capaz de filtrar estas e outras informações relevantes por município e por cultura agrícola, sendo hoje disponíveis seis opções: soja, arroz, milho, feijão, trigo, cana-de-açúcar e algodão. “Então o produtor que plantou feijão lá em Irati dá um clique e o sistema dá a ele o histórico de produtividade, desde o plantio até o momento, e a previsão para os próximos cinco dias”, exemplifica o diretor do Inmet, Francisco Diniz.

Segundo ele, o Sisdagro vem sendo desenvolvido nos últimos dois anos e recentemente disponibilizou a plataforma para acesso na internet, no site do Inmet e também como aplicativo de celular. Participaram deste desenvolvimento o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). “Como são órgãos mais ligados à agricultura, eles contribuíram na parte de consultoria e desenvolvimento da metodologia”, afirma Diniz.

No dia 26 de maio, o diretor do Inmet apresentou a tecnologia aos assessores técnicos do Sistema CNA/SENAR/ICNA, replicando esta apresentação para outras federações do país por meio de videoconferência.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio