Sistema FAEP

Evento sobre abelhas sem ferrão debate geração de renda pelo setor

Seminário Paranaense de Meliponicultura reúne representantes dos elos da cadeia produtiva para debater desafios do negócio. Evento será online e gratuito

O tradicional Seminário Paranaense de Meliponicultura, já consoliddado no calendário de eventos agropecuários do Estado, terá sua 14ª edição realizada de forma totalmente online e gratuita, em 2020. Dos dias 23 a 27 de novembro, palestras, oficinas e a apresentação de trabalhos vão ocorrer por meio de uma plataforma virtual. Chefes de cozinha, agrônomos, produtores e pesquisadores de áreas relacionadas vão se debruçar sobre o tema proposto para este ano: “Abelhas-sem-ferrão: Desafios e Oportunidades”.

O congresso é voltado a produtores, comerciantes, profissionais e pesquisadores da área e alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo principal, segundo os organizadores, é compartilhar o conhecimento de diversos atores envolvidos na criação de abelhas-sem-ferrão e estimular a geração de renda.

Palestrantes

Já estão confirmados 19 palestrantes com reconhecimento nacional, em suas respectivas áreas, pela relação com a meliponicultura. Entre os destaques está o chef Rodrigo Oliveira, reconhecido por diversas premiações e responsável pela cozinha dos restaurantes Mocotó e Balaio IMS, em São Paulo. Integram a programação, também, Cláudia Diana de Oliveira, coordenadora do curso de Gastronomia no Centro Universitário Filadélfia, em Londrina; e Marcos Aparecido Gonçalves, coordenador da Câmara Técnica de Meliponicultura do Ministério da Agricultura. A programação completa está no site do evento.

Concurso de qualidade

Além da novidade de ser realizado de forma on-line, este ano acontece também o 1º Concurso Paranaense de Qualidade em Méis de Abelhas-Sem-Ferrão. A iniciativa pretende dar visibilidade aos méis de meliponídeos e destacar os que têm melhor qualidade. São analisados parâmetros que envolvem as características microbiológicas, físicas, químicas e sensoriais. Os detalhes para os produtores interessados em participar da escolha do melhor mel serão divulgados em breve.

SERVIÇO

XIV Seminário Paranaense de Meliponicultura
Data: 23 a 27 de novembro de 2020
Valor da inscrição: gratuita
Mais informações: congresse.me/eventos/xivspm

SENAR-PR oferece cursos em meliponicultura

A meliponicultura é a criação de meliponídeos, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão, nativas ou indígenas. Elas vêm chamando a atenção dos produtores e ano a ano ganhado espaço nas propriedades rurais. A atividade apresenta vantagens como o fato de poder ser praticada em pequenos espaços e pelo preço atrativo desse tipo de mel. Enquanto o mel convencional de abelhas com ferrão custo por volta de R$ 30 o quilo, o mel da sem ferrão pode alcançar preços de até R$ 120 o quilo.

Desde 2004, o SENAR-PR incentiva a atividade, com a oferta de cursos na área. Para conferir a lista completa de formações, clique aqui.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio