Sistema FAEP/SENAR-PR

Evento marca um ano de criação do Prosolo

Governador Beto Richa destacou a importância do programa para as boas práticas agrícolas para a proteção do solo e da água no Estado

A integração das instituições que representam o agronegócio foi fundamental para o sucesso do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo). Em cerimônia no dia 4 de setembro, para marcar um ano de existência do programa, o governador Beto Richa destacou a importância do Prosolo, que foi criado com o apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, para a volta das boas práticas agrícolas. “A terra, ao lado da água, são nossos bens mais valiosos, por isso temos que ter a preocupação de protegê-los para que o Estado se desenvolva de maneira sustentável e as pessoas tenham bem-estar”, disse Richa.

O evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, reuniu lideranças rurais de todas as regiões do Paraná. Presente na cerimônia, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, lembrou que a semente do programa foi plantada há 18 meses, durante uma conversa com o governador do Estado, na qual o dirigente da Federação apresentou um balanço dos estragos que as fortes chuvas de 2015 e 2016 provocaram no meio rural. Meneguette lembra que era preciso retomar as práticas conservacionistas, mas não era justo punir os produtores por um evento causado pela natureza.

A estruturação do programa ocorreu de forma ágil. No ato de assinatura do decreto já havia duas turmas em andamento (em um total de 50 técnicos) do curso Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas, oferecido pelo SENAR-PR. “Esse é um trabalho que hoje colhemos os primeiros frutos”, afirmou Meneguette, se referindo aos profissionais formados nestas primeiras turmas. Atualmente, existem cerca de 500 alunos em curso, que, depois de certificados, irão auxiliar os produtores a retomarem as boas práticas agrícolas no Estado.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio