Sistema FAEP/SENAR-PR

Estudo orienta plantio de 5 culturas no País

Brasília – O Ministério da Agricultura divulgou ontem as portarias de zoneamento agrícola que indicam os municípios com as melhores condições climáticas e períodos de plantio mais adequados para a cultura de feijão de segunda safra, gergelim, seringueira, abacaxi e cacau.

A publicação recomenda o plantio da segunda safra de feijão no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, e Tocantins. Na última segunda safra do grão, de 2010/2011, o Mato Grosso se destacou, colhendo 164 mil toneladas do produto, seguido de Minas Gerais, de onde saíram 117 mil toneladas de feijão.

Já a cultura da seringueira, que encontra condições favoráveis de desenvolvimento no sudeste asiático, tem como principais produtores nacionais os estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Tailândia, Indonésia e Malásia respondem por 90% da produção mundial de borracha natural.

Originário do Brasil, o abacaxi é explorado na maioria dos estados, com importante contribuição na geração de renda e emprego. O estudo indica os melhores municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para o cultivo do abacaxi.

Espírito Santo e Minas Gerais são os estados que tiveram a previsão do estudo climático para o plantio do cacau.

A planta é perene e é encontrada tanto nas terras baixas, dentro de bosques escuros, como em florestas menos exuberantes e menos úmidas das Américas. O cacaueiro começa a frutificar com cerca de três anos e produz normalmente do oitavo até trinta anos depois do plantio.

Fonte: DCI – São Paulo/SP – AGRONEGÓCIOS

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio