Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 15/07/2013 - 12h00
Postado em Notícias

15/07/2013 12h00 - Postado em Notícias

Especialista australiano em lagarta vem ao Brasil

A lagarta Helicoverpa ssp tem causado muitos prejuízos ao algodão brasileiro na safra 2012/13, em especial aos cotonicultores da Bahia, onde calcula-se que as perdas podem chegar a R$ 1,5 bilhão. A fim de aprender mais sobre essa praga e seu controle, o 9º Congresso Brasileiro do Algodão, que será realizado entre os dias 3 […]

A lagarta Helicoverpa ssp tem causado muitos prejuízos ao algodão brasileiro na safra 2012/13, em especial aos cotonicultores da Bahia, onde calcula-se que as perdas podem chegar a R$ 1,5 bilhão. A fim de aprender mais sobre essa praga e seu controle, o 9º Congresso Brasileiro do Algodão, que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, em Brasília, trará o pesquisador entomologista David Murray, do Farming Systems Institute, da Austrália, para apresentar o trabalho de controle de pragas do algodoeiro naquele país e, especialmente, de combate às lagartas do gênero Helicoverpa.

Murray lembra que raramente utiliza-se inseticida para o combate às lagartas do gênero Helicoverpa na Austrália. O controle da praga no maior país da Oceania – que é um dos quatro maiores exportadores de fibra do mundo – é realizado através do uso de variedades do algodão geneticamente modificado Bollgard II®. O produto, da segunda geração resistente a insetos, foi aprovado em 2009 no Brasil.

DCI

imprensa@faep.com.br