Sistema FAEP/SENAR-PR
Esalq cria índice de inflação da cana

Esalq cria índice de inflação da cana

O Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), vinculado à Esalq/USP, lançou o primeiro índice de inflação para o segmento sucroalcooleiro

Serão três índices mensais (agrícola, industrial para etanol e industrial para açúcar) que estão sendo elaborados a partir de preços levantados pelo Pecege com mais de 100 fornecedores de insumos agrícolas e industriais do setor em sete mesorregiões na região Centro-Sul "tradicional", ou seja, nos municípios paulistas de Araçatuba, Assis, Sertãozinho, Catanduva, Jaú e Piracicaba e nos paranaenses Porecatu e Jacarezinho.

A identificação dos insumos mais importantes foi baseada nos relatórios de custos de produção de cana, açúcar e etanol publicados desde a safra 2007/08 pelo Pecege em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). A primeira divulgação se refere a novembro.

O índice agrícola Pecege (especificamente para a produção de cana-de-açúcar) ficou praticamente estável, com uma ligeira alta de 0,02% em relação ao mês anterior. O índice industrial Pecege para etanol teve subiu 0,19% em novembro em relação a outubro, e o índice para a produção de açúcar teve alta de 0,42%.

Fonte: Valor Online

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio