Sistema FAEP/SENAR-PR

Energia elétrica sobe 93,4% até julho

Custo da produção de frangos sofre o maior impacto

Estudos realizados pela FAEP vêm demonstrando o impacto da energia elétrica no bolso dos avicultores. Com o novo reajuste de 15,09% na tarifa, autorizado em junho desse ano, a energia fecha o semestre 93,4% mais cara em relação ao ano passado.

A energia elétrica utilizada para produzir um lote de frangos em Dois Vizinhos num galpão 100×12 metros, automático, representava 5,52% do custo total de produção em 2014. Após os reajustes nas tarifas, subiu para 9,70%.

Analisando separadamente o custo variável de produção do mesmo galpão, os estudos revelam que o impacto da energia elétrica passará de 8,5% em 2014 para 15,4% em julho desse ano.

Na composição dos custos variáveis a energia elétrica ocupa o segundo lugar, superada apenas pela mão de obra, que representa 19,5%. Se as tarifas continuarem subindo, o custo da automação será um limitante para a produção avícola, inviabilizando o investimento em tecnologias.

 

luz3

 

 
Fonte: FAEP/COPEL. Elaboração: DTE/FAEP.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio