Sistema FAEP/SENAR-PR

Energia elétrica e custo de produção pontuam reunião da CT de Aves

Cadeia produtiva demonstrou preocupação com as quedas no fornecimento de eletricidade e a alta dos preços dos insumos

No dia 5 de março, a Comissão Técnica (CT) de Avicultura da FAEP se reuniu na sede da entidade, em Curitiba, para debater os resultados de 2019 e as perspectivas do setor para 2020. No encontro, estiveram presentes avicultores das principais regiões produtoras do Estado, que apresentaram suas demandas e questionamentos em relação à cadeia avícola paranaense, como custos de produção, remuneração e energia elétrica.

O técnico do Departamento Técnico Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR Luiz Eliezer Ferreira falou sobre o Programa Paraná Trifásico, projeto da Copel que irá modernizar a rede de distribuição de energia elétrica do Estado com a instalação do sistema trifásico nas áreas rurais. “Um dos objetivos do programa é melhorar a qualidade do fornecimento com foco nas cadeias mais críticas e que possuem a energia como insumo fundamental, como leite, aves, suínos, peixes, fumo, poços artesianos e irrigação. Este é o maior anseio dos produtores”, destacou Ferreira.

Além disso, o programa irá permitir a renovação dos ativos da companhia e prover mais segurança aos seus empregados e à população. Ainda, com o trifaseamento, haverá interligação entre as redes isoladas, para que, em caso de quedas, a energia possa ser restabelecida de forma mais rápida por meio do abastecimento de outra rede próxima. Segundo a apresentação do técnico, será o maior investimento do Brasil, com aplicação de R$ 2,1 bilhões para o trifaseamento de 25 mil quilômetros de rede.

Em seguida, a técnica do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Mariana Assolari, apresentou os resultados do levantamento de custos de produção da atividade avícola, realizado em novembro de 2019. Os encontros percorreram os municípios de Chopinzinho, Dois Vizinhos, Cascavel, Toledo, Castro, Cambará, Londrina e Cianorte. “O ponto em questão é a grande variação do que se pratica em vários locais do Estado. Quando fazemos o levantamento, consideramos essas diferenças, todas as receitas e despesas, para termos uma média como base comparativa”, explicou.

O levantamento completo foi publicado no Boletim Informativo em dezembro do ano passado e está disponível na seção Serviços, no site www.sistemafaep.org.br. Neste momento, com base nos resultados apresentados e em suas realidades, os avicultores presentes debateram as principais discrepâncias entre as regiões e tipos de comercialização.

Por fim, foram divulgadas as datas da primeira rodada do levantamento de custos de 2020, que podem seguem abaixo:

Chopinzinho – 30 de março

Dois Vizinhos – 31 de março

Cascavel – 1ª de abril

Toledo – 2 de abril

Castro – 27 de abril

Cambará – 28 de abril

Londrina – 29 de abril

Cianorte – 30 de abril

Leia mais notícias sobre as comissões técnicas da FAEP no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio