Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 12/05/2017 - 16h49
Postado em Campanhas, Destaques, Eventos, Meio Ambiente

12/05/2017 16h49 - Postado em Campanhas, Destaques, Eventos, Meio Ambiente

Encontro do Prosolo reúne produtores em Maringá

Na primeira reunião foram debatidos desafios para aumentar a produtividade das lavouras com o uso adequado do solo

A primeira reunião da série de encontros regionais para difundir o Programa Integrado de Conservação de Solos e Água do Paraná (Prosolo), no dia 10 de maio, no recinto do Parque Internacional de Exposições de Maringá (PR), durante a 45.ª Expoingá, contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre produtores rurais, técnicos de setores públicos e representantes de instituições, empresas e cooperativas.

Durante a solenidade de abertura do encontro, a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, destacou a importância da reunião “sob o aspecto da conservação do maior patrimônio dos produtores, o solo”.

Segundo o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi, o desafio de aumentar a produtividade das lavouras depende não apenas do emprego das melhores tecnologias, mas, principalmente, do uso adequado do solo. Para ele, a agricultura do Estado, que já foi uma referência nacional e internacional em conservação do recurso natural, sofreu um retrocesso com a gradativa perda de qualidade do plantio direto, causada por fatores como o uso de máquinas maiores e a retirada de terraços e curvas de nível, o que facilitou a ocorrência de processos erosivos em diversas áreas. “A erosão foi agravada no ano passado pela intensa atividade do fenômeno climático El Niño, que trouxe muitas chuvas. O Prosolo oferece a oportunidade para que venhamos a produzir de maneira mais responsável e sustentável, deixando um ambiente de produção melhor para as gerações futuras”, disse Volpi.

Leia a matéria completa aqui.

Título da Postagem: Encontro do Prosolo reúne produtores em Maringá

imprensa@faep.com.br