Sistema FAEP/SENAR-PR

Empreender para avançar

O encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais

Quatro mil e quinhentos empreendedores rurais poderão ouvir do engenheiro, economista e ex-ministro Luis Carlos Mendonça de Barros, uma análise precisa e oportuna sobre o Brasil de hoje. Ele fará a palestra oficial durante a premiação do Programa Empreendedor Rural (PER), que acontece anualmente, num evento do Sistema FAEP/SENAR-PR. Acontece no próximo dia 5 de dezembro no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Nos últimos 11 anos o PER já formou cerca de 21 mil produtores rurais nessa parceria entre do Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sebrae-PR e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). O programa estimula as habilidades do produtor e Desenvolver e estimular as habilidades para atuar em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis são os objetivos do programa. Neste ano foram 56 turmas com a participação de 1.058 produtores rurais.

Os participantes do programa são estimulados a apresentar uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde eles descrevem as mudanças ocorridas e os resultados obtidos em suas atividades no campo. Esse ano foram encaminhados 96 trabalhos para análise de uma banca composta por um grupo de 10 técnicos do SENAR-PR, FAEP, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Sebrae-PR e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná. Desse total, 10 foram classificados e disputarão a etapa estadual (veja abaixo).

A lista dos classificados nessa fase também está disponível no site do Sistema FAEP www.sistemafaep.org.br . Os autores dos projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar na seleção estadual receberão troféus e participarão de uma viagem técnica. Os vencedores serão conhecidos no grande evento de premiação, dia 05 próximo.

Os classificados
Projeto: Projeto Morango Orgânico
Autores: Aparecida Nicolau de Marchi e Eliane de Marchi Oliva
Município: Astorga

Projeto: Reforma e divisão de pastagem
Autor: Letícia Jedenoralski
Município: Campina do Simão

Projeto: Reforma de pastagem e construção de confinamento
Autor: Rosecleia Seguro
Município: Guarapuava

Projeto: Recanto Ibipitanga- Ecoturismo Rural
Autores: Renato Chible Daher e Margareth Anna Zekveld Daher
Município: Londrina

Projeto: Vinhos Cantina da Serra
Autores: Adriana Thomazi Gauza e Bruna Louise Cazali Zuttion
Município: Realeza

Projeto: Reforma de pastagem em sistema rotacionado e irrigado para produção de leite a pasto
Autor: Andreia Vieira da Silva Delatorre e Cesar Gomes Delatorre
Município: Santa Cruz de Monte Castelo

Projeto: Centro de recria de novilhas leiteiras
Autores: Juliana Maria Martinez Roman e Karine Regina Alves
Município: Sertanópolis

Projeto: Incremento na empresa rural: integração lavoura e pecuária no sítio Santo Antônio
Autores: Maria Regina Reis Morais Migliozi e Valdirene Romanin Bortholazzi
Município: Sertanópolis

Projeto: Propriedade Geremias
Autores: Kátia Reina Geremias
Município: Toledo

Projeto: Cultivo de pereira japonesa (Pyrus pirifolia) em ambiente irrigado e protegido com tela de polietileno
Autor: Marcio Ito
Município: Uraí

Histórico do PER
O Programa Empreendedor Rural foi criado em 2003 no Paraná. Em 2007 o programa foi estendido a outros Estados e atualmente é oferecido em 23 Unidades da Federação e no Distrito Federal. Em 2008 o material do curso foi reformulado. Os participantes recebem, além dos livros com a parte teórica, um livro específico para elaboração do projeto. O conteúdo também foi reformulado focando todas as regiões brasileiras.
A partir de 2012 o SENAR-PR passou a oferecer também o Programa Empreendedor Rural via internet – o Empreendedor à Distância. Com foco no Planejamento Estratégico o curso tem 40 horas, divididas em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso funciona como uma especialização do tema e é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.

Olimpíadas de Matemática e Português
Criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos, são os objetivos do Concurso Olimpíada Rural nas modalidades Matemática e Português. O evento é direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e para os alunos dos Colégios Agrícolas. As atividades desse concurso são realizadas na modalidade Educação à Distância.

“É através da competição que daremos oportunidade aos alunos de mostrarem que aprenderam o conteúdo e estudaram, por isso não iremos escolher apenas um finalista. A participação no concurso também é uma forma lúdica de reforçar os conteúdos repassados pela escola”, explica a pedagoga e técnica do SENAR-PR responsável pelos programas JAA e AJJ, Regiane Hornung.

Esse ano o SENAR-PR registrou 1.491 inscrições para as Olimpíadas, sendo 778 em Matemática e 713 em Português. Desse total, serão selecionados 50 alunos de cada matéria. Eles virão à Curitiba no dia 5 de dezembro participar da etapa estadual do concurso, que acontece paralelamente ao evento de premiação do Empreendedor Rural. Nesse dia os alunos farão uma prova e os três jovens que obtiverem as melhores notas em cada matéria, serão os finalistas. Cada um receberá um Tablet.

Fonte: Sistema FAEP

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio