Sistema FAEP/SENAR-PR

Empreendedor Rural 2014

Ágide: “mais renda e bem estar às famílias rurais”

Eles vieram de todos os cantos do Paraná, formando um mosaico humano paranaense raro de se encontrar em único local. Nesta sexta-feira, mais de 5 mil empreendedores rurais lotaram o amplo espaço do Expotrade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Encontro Estadual dos Empreendedores Rurais. Nele o Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sebrae-PR e a Fetaep, instituições que desenvolvem o Programa Empreendedor Rural – PER, premia os três melhores trabalhos apresentados num concurso anual.

Esse exército constituído na maioria por mulheres exemplifica a vanguarda dos produtores, porque perceberam que os desafios no campo estão na busca incessante de mais produtividade e adaptação às tecnologias que se renovam.

Por saber da importância que os produtores rurais representam na economia estadual, o governador do Paraná, secretários de Estados, parlamentares, políticos e representantes de importantes instituições completam o cenário do evento, comandado pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “Acho que estamos cumprindo nosso papel de formar profissionais que aumentem a produção e a produtividade no campo e ao mesmo tempo gerem mais renda e bem estar às suas famílias”, disse Ágide ao abrir o Encontro.

Ele agradeceu ao governador Beto Richa pela lei nº. 18.295 sancionada no último dia 10 de novembro, que trata da regularização ambiental das propriedades rurais e soluciona uma série de pendências decorrentes do novo Código Florestal federal”. Exercendo interinamente o governo, a lei foi sancionada pelo deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa. Ágide ressaltou a reeleição de Beto porque “temos nele um defensor da agropecuária e sempre nos atendeu e na medida do possível eliminou os entraves que possam prejudicar a produção do campo”. Aproveitou para agradecer pela permanência do economista Norberto Ortigara na Seab-PR no próximo governo.

Mostrou, porém, preocupações com o cenário nacional diante das previsões pouco otimistas em “face da situação da economia do país e das ameaças que pesam sobre as instituições”.

(A íntegra do discurso do presidente da FAEP está neste site).

Beto: Paraná mais forte

“Admiro o Ágide pela sua simplicidade, pela sua determinação, mas também pela sua motivação em defender os legítimos interesses dos produtores rurais”, disse o governador Beto Richa ao falar aos milhares de empreendedores rurais. O governador também declarou sua gratidão à FAEP, Fetaep, Ocepar, Sebrae, Sindicatos Rurais e entidades representativas por trabalharem “por um Paraná melhor, mais forte, mais próspero. Sempre busquei o diálogo com essas entidades, muitas vezes procurei não só para me aconselhar, mas para pedir apoio, que não foi negado”, acrescentou.

O governador lembrou da falta de infraestrutura de logística da porteira para fora, ainda é um grande empecilho para o produtor rural, porque “dentro da porteira ele cumpre seu papel atingindo altíssimos índices de produtividade”.

Relatou seu orgulho pelo fato do Paraná ter obtido, nos últimos quatro anos, 35 Bilhões de reais em investimentos que geraram 200 mil novos empregos, o que fez o Estado figurar em primeiro e segundo lugares que na geração de empregos no país.

Além da sanção da lei do Programa de Regularização Ambiental, disse acreditar que “o produtor rural é um forte aliado na proteção ambienta”. Lembrou ainda de Investimentos 800 milhões de reais na recuperação de 12 mil km de malha viária; a riação da patrulha do Campo que recuperou 3 mil km de estradas rurais; “E a agora estamos trabalhando para que em 2016 o estado obtenha 0o status de área livre de Peste Suína Clássica e Febre Aftosa sem vacinação. A sanidade animal é um fator importante para o desenvolvimento, por isso temos que ser melhores naquilo em que já somos bons”. Aplaudido, reafirmou seu compromisso de aprofundar ainda mais o diálogo com os produtores rurais e “por isso a confirmação frente à a Secretaria de Agricultura do Norbeto Ortigara. Agricultura forte significa um Paraná mais forte”.

Sebrae-Pr

Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR elogiou a parceria com a FAEP e Fetaep no Programa Empreendedor Rural, ressaltando o papel do presidente da FAEP, Ágide Meneguette. “O Ágide não é só um a liderança do campo, mas sim uma liderança do Paraná”, disse, e diante das dificuldades econômicas que se desenham pela frente afirmou a necessidade das entidades representativas “enfrentarem-nas unidos”.

Fetaep

Ademir Mueller, presidente da FETAEP, saudou os participantes do Programa Empreendedor Rural, lembrando dos cursos oferecidos pelo SENAR-PR, como Mulher Atual e Jovem Agricultor Aprendiz que promovem formação e capacitação tanto a mulher do campo quanto ao jovem que é o responsável pela sucessão rural nas propriedades. fundamentais para a tomada de decisões do produtor rural”.

Presenças

Participaram do evento o ex-governador Orlando Pessuti; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; os deputados federais Reinhold Stephanes, Eduardo Sciarra e os deputados eleitos Luciano Ducci  Sergio Souza;  e o deputado estadual Nelson Luersen; o deputado estadual eleito, Tiago Amaralo presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo; presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel; o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; o presidente da Ceasa-Pr, Luiz Dâmaso Gusi; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Eliel de Freitas; o vice-presidente do Sistema Fecomércio do Paraná, Ari Faria Bittencourt vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, José Eduardo Sarmento; o Superintendente do SENAR-PR, Mário Antônio de Moraes; o representante do MDA no Paraná, José de Encarnação Leitão e representantes de outras instituições.

No final da manhã, devido a outros compromissos, o ministro Neri Geller, da Agriculturaesteve no evento.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio