Sistema FAEP/SENAR-PR

Embrapa lança nova variedade de trigo

Indicada para a panificação, a BRS Graúna pode ser plantada em todas as regiões do Paraná

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança no dia 31 de agosto, em Londrina, a cultivar de trigo BRS Graúna. A nova variedade é da classe Pão/Melhorador e apresenta ciclo diferenciado, chamado de tardio-precoce, ou seja, tardio para o espigamento (76 dias) e precoce para maturação fisiológica (aproximadamente 106 dias).

Segundo o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja, o cultivar é indicada para todas as regiões do Paraná, Santa Catarina (região 2), São Paulo (região 2) e Mato Grosso do Sul (região 3). No caso do nosso Estado, ele explica que nas regiões mais frias, o fato da cultivar espigar mais tarde pode ser vantajoso para escapar de geada. É o caso de Guarapuava, como conta o pesquisador. “Lá, o pessoal planta o trigo mais tarde. Por isso colhe posteriormente, o que atrasa o plantio da soja e, dessa forma, prejudica o rendimento da cultura. Com a Graúna, o produtor pode escapar das geadas e colher a soja mais cedo”.

De acordo com Bassoi, outra característica do cultivar é alto potencial produtivo. Nos ensaios da Embrapa a média foi 4.600 quilos por hectare. Segundo ele, a variedade pode ser cultivada com uma população bastante baixa, diminuindo o custo de implantação da lavoura. “O cultivar possui um período juvenil longo e um reprodutivo muito rápido, o que lhe confere bom comportamento às principais doenças de espiga, como brusone e giberela, por exemplo, devido ao tempo de exposição aos patógenos ser menor”.
No que se refere à sanidade, a nova variedade também é tolerante à germinação pré-colheita e ao crestamento, além de boa resistência ao acamamento. Possui moderada resistência ao vírus do mosaico comum do trigo e ao vírus do nanismo amarelo da cevada.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio