Sistema FAEP/SENAR-PR

Embrapa espalha segredos da lagarta Helicoverpa na internet

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a tática mais eficiente para combater insetos como a Helicoverpa armigera, mas antes de mais nada é necessário conhecer seus hábitos e características. Com essa perspectiva, a Embrapa resolveu espalhar na internet, pelo site www.embrapa.br/alerta-helicoverpa, os segredos da lagarta. Difundido às vésperas do plantio da safra 2013/14, o site especial tenta reforçar a defesa das plantas.

Perguntas e respostas, notícias em texto e vídeo, palestras em módulos e informações científicas estão no endereço eletrônico. Para os sojicultores, há dados reunidos em www.embrapa.br/helicoverpa-soja.

Alvo
A lagarta Helicoverpa armigera ataca principalmente as estruturas reprodutivas de uma série de plantas: soja, milho, algodão, feijão, tomate.

Esconderijo
Posiciona-se nas flores e vagens da soja, onde multiplica-se muito rapidamente. É facilmente confundida com outras espécies como a Helicoverpa zea.

Manejo
O monitoramento das lavouras deve ser constante. As lagartas suspeitas devem ser levadas a laboratórios. O controle químico exige orientação técnica.

Fonte: Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio