Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 21/02/2017 - 09h44
Postado em Destaques, Soja

21/02/2017 09h44 - Postado em Destaques, Soja

Embarques de soja crescem 15% em Paranaguá

A previsão é que a colheita de verão do Paraná chegue a 23,3 milhões de toneladas e, no Brasil, a safra toda deve alcançar a marca de 215 milhões de toneladas

A safra de verão deste ano deve ser recorde e os primeiros sinais já começam a ser sentidos no Porto de Paranaguá. Com a demanda do mercado externo em alta, os embarques de soja pelo porto paranaense fecharam janeiro em alta de 15%. Foram 432 mil toneladas exportadas no primeiro mês de 2017 – 57 mil toneladas a mais do que no mesmo período do ano passado.

A perspectiva é que estes números aumentem nos próximos meses. A safra começou a ser colhida ao longo do mês e, segundo os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, os volumes de grãos colhidos devem ser superiores aos registrados nas safras anteriores.

A previsão é que a colheita de verão do Paraná chegue a 23,3 milhões de toneladas e, no Brasil, a safra toda deve alcançar a marca de 215 milhões de toneladas. “O Porto de Paranaguá é a principal porta de saída dos produtos agrícolas do Sul e de outros Estados produtores do Centro-Oeste. Nos preparamos para dar conta desta demanda, especialmente em períodos de pico como este”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A partir de fevereiro, a programação de cargas do porto prevê pelo menos um milhão de toneladas de soja por mês. Isso somado ao farelo deve resultar em um embarque de mais de 4,5 milhões de grãos até abril.

“Estamos com novos equipamentos para dar conta desta demanda, como shiploaders, balanças e tombadores. Além disso, estamos atualizando procedimentos que garantirão que esta carga chegue a Paranaguá de maneira ordenada e segura, sem filas e sem prejuízos à cidade”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Fonte: Datagro – 21/02/2017

Título da Postagem: Embarques de soja crescem 15% em Paranaguá

imprensa@faep.com.br