Sistema FAEP/SENAR-PR

Dow AgroSciences conclui aquisição da Coodetec

A Dow AgroSciences, braço agrícola da multinacional americana Dow Chemical, informou hoje ter concluído a aquisição do negócio de sementes da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), sediada em Cascavel (PR).

A negociação foi anunciada em julho de 2014, e o valor, não revelado. De acordo com a Dow, a compra foi a segunda maior realizada pela empresa globalmente em sua plataforma de sementes. “Com esta transação, a Dow AgroSciences acelera a entrada no mercado de sementes de soja no Brasil, foco estratégico do crescimento da companhia. Além disso, fortalece a posição da empresa no mercado em milho e marca a entrada em sementes de trigo no País”, disse Rolando Meninato, vice-presidente do negócio de Sementes da companhia, em comunicado.

A empresa escolheu Vitor Cunha, então diretor regional de vendas da Dow AgroSciences, para assumir a supervisão da operação como diretor geral e alinhamento com a liderança da múlti americana. Ivo Carraro permanecerá como diretor administrativo da Coodetec.

“Trabalharemos juntamente à liderança da Coodetec para o desenvolvimento de um novo planejamento estratégico da empresa, inclusive identificando oportunidades imediatas de colaboração e crescimento, com foco na contínua oferta de novas tecnologias aos produtores brasileiros de soja, milho e trigo”, afirmou Welles Pascoal, presidente da Dow AgroSciences no Brasil. O executivo adiantou que a estrutura atual da Coodetec será mantida, neste primeiro momento.

Criada em 1995, a Coodetec absorveu os trabalhos e o acervo genético que começaram e ser desenvolvidos 21 anos pelo departamento de pesquisa da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Hoje, a Coodetec é formada por 32 cooperativas do país e mantêm estudos voltados para o lançamento de novas variedades de soja, trigo e híbridos de milho.

Fonte: Valor Econômico

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio