Sistema FAEP/SENAR-PR

Do PER ao altar: participantes se casam após se conhecerem em programa do SENAR-PR

Adriano Facin e Aline Borges estiveram entre os vencedores da edição do PER de 2018, a partir da qual se aproximaram

Há 17 anos, o Programa Empreendedor Rural (PER) é palco para o desenvolvimento de projetos inovadores no meio rural paranaense, auxiliando na formação dos líderes do futuro. Em 2018, o programa do SENAR-PR também foi o cenário de uma história de amor. Adriano Facin e Aline Borges, ambos entre os vencedores daquela edição, começaram a namorar alguns meses após a premiação. A distância de 300 quilômetros – Aline é de Rondon, no Noroeste, e Adriano, de Céu Azul, na região Oeste do Estado –, não foi empecilho para os dois, que se casaram no dia 31 de outubro de 2020.

Apesar da presença no evento de encerramento no final de 2018, em Curitiba, o atual casal não se conheceu no dia da premiação. “Saímos de lá sem nem termos nos visto, apenas com a emoção de ter ganhado o prêmio. Começamos a conversar depois do evento, mais por essa curiosidade de conhecer os outros vencedores”, conta Aline. Após algumas semanas trocando mensagens, perceberam que havia algo a mais, quando a jovem precisou de ajuda com um serviço na propriedade e, Adriano, mesmo com a distância entre os dois municípios, se prontificou a ajudar. Alguns meses depois, em maio de 2019, oficializaram o namoro.

Não demorou muito para que começassem os preparativos para o casamento. Segundo Aline, o planejamento da festividade ocorreu de forma que não coincidisse com um período de trabalho intenso nas propriedades rurais, de junho a setembro. Por fim, combinaram que se casariam após o fim da colheita de morangos no sítio de Aline, em Rondon.

Com os preparativos em andamento, veio, então, o maior dilema: “Ficamos no impasse de onde iríamos morar”, relembra Aline. O casal decidiu ficar em Céu Azul, já que Adriano, além da propriedade rural, possui uma empresa de consultoria e topografia na cidade. Antes do casamento, Aline permaneceu no sítio, em Rondon, para ajudar a família e repassar as atividades para a irmã. “Foi um processo bem sofrido, saber que deixaria o sítio para trás. Mas foi deixar um sonho para construir outro”, afirma Aline, se referindo ao projeto “Produzir Batata-Doce Irrigada – Realizando um Sonho em Família”, desenvolvido durante o PER e implantado na propriedade.

Agora, recém-casados e vivendo em Céu Azul, Adriano dedica maior parte do tempo à empresa e conta com a ajuda de Aline nas atividades. A propriedade, onde também foi implantado o projeto do PER “Melhoria nos custos de produção da atividade de frango de corte”, está sob os cuidados do irmão, André Facin, com suporte de Adriano, quando necessário.

Por enquanto, Aline e Adriano estão focados em construir uma família e cuidar da empresa. Mas ela adianta que, em um futuro próximo, pretendem morar no campo. “Ainda é tudo muito novo, mas sabemos que, com organização e planejamento, as coisas vão se ajeitando e os desafios são apenas uma escadinha. Foi o que aprendemos no PER e vai ficar marcado na vida da gente”, resume Aline.

Casal convida supervisor do SENAR-PR para padrinho

Em agosto de 2019, durante a viagem técnica para a Colômbia, prêmio aos vencedores do PER 2018, o casal, que estava com três meses de namoro, teve a companhia de Francisco Pelição, supervisor do SENAR-PR da regional de Matelândia. A proximidade foi tanta que Pelição acabou convidado para ser padrinho de casamento de Aline e Adriano.

“Eu não esperava receber esse convite. Foi uma surpresa muito boa. Eu já conhecia o Adriano, que é da minha regional, mas não éramos tão próximos. Criamos essa amizade durante a viagem, que foi um momento especial para eles. Lá, já dava para ver que iam dar certo”, conta Pelição. “Nunca havia visto uma história parecida. Fiquei muito feliz por eles”, relembra.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, Pelição não participou presencialmente da cerimônia de casamento. Mas, garante que será um padrinho presente na vida, tanto pessoal como dos negócios rurais, do casal.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio