Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 09/11/2012 - 12h00
Postado em Notícias

09/11/2012 12h00 - Postado em Notícias

Discurso do presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette durante cerimônia de encerramento da edição 2012 do Agrinho

Discurso do presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette durante cerimônia de encerramento da edição 2012 do Agrinho

A premiação do Concurso Agrinho é o ápice  de um trabalho intenso e responsável, do qual participam não apenas os técnicos e funcionários que o formulam e administram, mas principalmente  diretores,professores e alunos de nosso ensino básico, aos quais rendo minhas homenagens e agradecimentos.

Todos os anos, há 17 anos, esta cerimônia de repete, sempre com a mesma  alegria , com a mesma empolgação e, sobretudo, com o reconhecimento do esforço desses professores e de seus alunos.

Para mim esta  data  é uma renovação de um momento de emoção de ver aqui reunidos inteligências e força de vontade de uma geração que dentro em breve será a responsável pelo nosso Estado..

O Programa Agrinho tem orgulho em saber que participa ativamente da formação desta geração e a encaminha para vias do conhecimento e da ética.

O Agrinho ajuda, sim, a formar uma nova mentalidade para que esses jovens e crianças se tornem cidadãos responsáveis e conscientes, que saibam cuidar melhor de si que é a melhor receita para  saber como cuidar dos outros e de sua importância na sociedade.

É inegável que o Agrinho, que a cada ano alcança cerca de um milhão e meio de jovens e crianças do ensino básico, tem sido um sucesso.

Mas este sucesso tem sido possível graças aos nossos parceiros: o Governo do Estado, por meio da sua Secretaria da Educação, que juntamente com as secretarias municipais nos abrem as portas das escolas.Também com a participação das secretarias da Agricultura, da Justiça e do Meio Ambiente.

Conta também com a valiosa participação  do INSS -Previdência Social, da Receita Federal, do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Banco do Brasil, da Itaipu Binacional e da empresa Dow AgroScience.

………………………………………………………………………………………………………..

O Agrinho é parte da face social do Senar Paraná.

Mas ao Senar Paraná cabe, além de ajudar a formar cidadãos dignos, a contribuir para o desenvolvimento da agropecuária e do agronegócio.Sua missão principal, inscrita em lei, é capacitar a mão de obra do campo,concorrendo para a sua profissionalização, sua integração na sociedade,melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Os números do Senar são gigantescos. Desde 1993, quando iniciou suas atividades, os instrutores do Senar já capacitaram  mais de 1 milhão e 100 mil trabalhadores e produtores  em diversas atividades do meio rural.

O Senar Paraná é atualmente uma referência nacional na capacitação do homem do campo e certamente tem sua parte expressiva no grande avanço  da agropecuárias paranaense nos últimos 20 anos.

………………………………………………………………………………………………………….

Meus caros alunos e caros professores que hoje recebem seus prêmios. Que continuem assim, com esforço e dedicação aos estudos e,posteriormente, dedicados e atentos nas profissões que escolherem.

Que o Agrinho seja um componente importante na formação docaráter de cada um de vocês.

……………………………………………………………………………………………………….

Agradeço a prestigiosa presença de nosso secretário da Educação e Governador do Estado em exercício,  Flávio Arns, que com compreensão nos tem ajudado nesta empreitada.

Eu agradeço aos nossos parceiros a contribuição para essesucesso e a presença de  nossos convidados que vieram compartilhar conoscoe com nossos premiados este momento de felicidade.

Muito Obrigado.

 

Ágide Meneguette

 

 

imprensa@faep.com.br