Sistema FAEP/SENAR-PR

Dia de Mercado detalha dados da produção pecuária do PR

Palestras técnicas, dentro da programação do Show Pecuário, abordaram as áreas de bovinocultura de corte, de leite, ovinocultura, criação de equinos e, pela primeira vez, piscicultura

A programação do Show Pecuário 2017 foi repleta de informação e conhecimento. Diversas palestras técnicas foram realizadas, principalmente nas áreas de bovinocultura de corte, de leite, ovinocultura e criação de equinos. Este ano, o evento também abordou pela primeira vez a piscicultura.

No âmbito da bovinocultura, o primeiro dia do evento contou com três palestras de especialistas que integraram o programa Dia de Mercado, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e pela FAEP.

O primeiro palestrante foi o pesquisador Thiago Bernardino de Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Carvalho trouxe dados levantados com pecuaristas da região de Cascavel, participantes do Programa Campo Futuro, da CNA. O programa organizou os dados sobre custos da atividade. Desde o início deste trabalho já foram acompanhadas mais de300 fazendas em todo Brasil. Segundo os dados levantados, Cascavel está acima da média nacional em diversos parâmetros. No sistema de cria, por exemplo, o número de arrobas por hectare foi de 17,78, enquanto que a média brasileira é de cerca de quatro arrobas. Vale lembrar que os dados não são a média da região pesquisada, mas sim um recorte da realidade encontrada.

Na opinião da produtora Larissa Galassini, de Maringá (Noroeste), a palestra foi bastante proveitosa para quem atua na pecuária. “O projeto Campo Futuro vai ser um grande diferencial, um novo foco. Vai ser uma inovação em termos pecuários”, disse. Este é o segundo ano consecutivo que ela participa do Show Pecuário. “Está crescendo a cada ano. Deu para ver que já tem mais público”, avaliou.

Leia mais sobre as palestras do Dia de Mercado aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio