Sistema FAEP/SENAR-PR

Dia de Campo pecuário reúne 320 produtores em Candói

Encontro na Região Centro-Sul permitiu a troca de informações, além do contato com as mais recentes tecnologias do mercado

O II Dia de Campo Produção Integrada, que fez parte do Programa Pecuária Moderna, reuniu 320 produtores rurais, estudantes e profissionais, no dia 5 de setembro, na Fazenda Capão Redondo, no município de Candói, na região Centro-Sul do Estado. O evento foi promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, cooperativa Coamo, Sindicato Rural de Guarapuava, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), DSM Tortuga e Unicentro.

Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava e coordenador do Programa Pecuária Moderna, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, ressaltou a importância da troca de informações técnicas pelos produtores rurais. “É de fundamental importância essa busca do saber. As informações e tecnologias existem no Brasil e no mundo. O que precisamos é buscá-las, selecioná-las e adaptá-las à nossa realidade”. Ainda, Botelho detalhou que o Paraná, mesmo com apenas 2,3% de território brasileiro, já é o maior produtor de carne do país. “Isso, somando aves, suínos e gado de corte. Não somos o maior produtor de gado de corte e nunca vamos conseguir competir em quantidade com Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Goiás. Por isso, precisamos seguir um nicho de mercado diferente: o de carne de qualidade. Esse é o nosso diferencial e temos condições de solo e clima. E, principalmente, com o aumento de integração lavoura-pecuária, nós criamos uma condição fenomenal para ofertar ao mercado uma carne de qualidade”, completou.

Na sequência, o gerente da Coamo em Guarapuava, Marino Mugnol, destacou que a cooperativa tem se preocupado cada vez mais com a pecuária. “Às vezes, se tem a impressão que a cooperativa se preocupa apenas com a agricultura. Mas já faz mais de 20 anos que a Coamo realiza trabalhos e pesquisas sobre a integração lavoura-pecuária. E queremos mostrar cada vez mais aos cooperados que a pecuária não deve ser empurrada e marginalizada para áreas declivosas. A atividade deve estar integrada no sistema de produção, gerando uma pecuária moderna, forte, competitiva e com todos os quesitos necessários para o mercado de hoje”, ressaltou.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio