Sistema FAEP/SENAR-PR

Dia de Campo do Pecuária Moderna reúne 500 produtores

Programação do evento incluiu palestras sobre Integração Lavoura-Pecuária Floresta e consórcio de culturas

No dia 22 de agosto, mais de 500 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor agropecuário, participaram do 3º Dia de Campo Produção Integrada, na Fazenda Capão Redondo, no município de Candói, na região Centro-Sul do Estado. O evento fez parte do Programa Pecuária Moderna, lançado em agosto de 2015 pelo governo estadual em parceria com diversas entidades, entre elas o Sistema FAEP/SENAR-PR.

A programação incluiu as palestras “Planejamento Forrageiro de Verão para Altas Produtividades”, com o agrônomo e coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Atlântica Sementes, Steben Crestani, e “Lavoura de Carne 12 Meses do Ano”, com o médico veterinário e gerente técnico de Pecuária de Corte DSM, detentora da marca Tortuga, Eduardo Madruga.

Na segunda parte do evento, os participantes, em grupos, assistiram as apresentações nas estações no campo sobre “Planejamento da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, “Consórcio de milho com forrageiras” e “Opções de forrageiras de inverno”.

“O sistema integrado de agricultura, pecuária e floresta é complexo e precisamos unir os conhecimentos para que dê certo a produção nesse sistema. Precisamos de dedicação e de assistência técnica. E somente com diálogo e pesquisa conseguimos bons resultados”, destacou Rodolpho Luiz Werneck Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava e anfitrião do evento.

Pela primeira vez em um Dia de Campo de produção integrada, a pecuarista Sandra Queiroz, do município de Teixeira Soares, conseguiu adquirir ainda mais conhecimentos sobre os sistemas para implantar na sua propriedade, além da troca de informações com outros produtores e profissionais.

“Na parte de campo, os temas também foram essenciais para os pecuaristas, trabalhando exatamente aquilo que precisamos evoluir. Além disso, a própria integração que eventos assim trazem é demais. Nesses encontros, a rede de conhecimento que nos é proporcionada é bárbara. E com certeza o que ouvi e aprendi vou utilizar mesmo na minha propriedade”, disse a produtora.

O evento foi organizado pela Fazenda Capão Redondo e promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, Coamo, Atlântica Sementes, Programa Pecuária Moderna, Tortuga DSM e Unicentro, com apoio da Corteva, Ourofino, Waimur, TenBrasil e Zoetis.

Leia a matéria no Boletim Informativo.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio