Sistema FAEP/SENAR-PR

Custos de produção de frangos e suínos têm comportamentos opostos

Produção de aves registrou aumento de 4,65% enquanto os custos dos suínos tiveram queda de 4,57% entre janeiro e abril deste ano

 Exportações de suíno caem, mas mercado interno reageOs custos de produção de frangos de corte acumulam uma alta de 4,65% em 2014 segundo o ICPFrango/Embrapa, chegando aos 173,40 pontos em abril. Já o ICPSuíno/Embrapa, que calcula os custos de produção de suínos, diminuiu 4,57% entre janeiro e abril deste ano, chegando aos 167,97 pontos. Os índices são divulgados mensalmente pela CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos) da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em relação a março, o ICPFrango/Embrapa passou de 166,62 para 173,40 pontos, aumento de 4,07%. O índice tem aumentado desde janeiro, quando chegou aos 161,12 pontos. Em abril, os grupos de insumos que mais influenciaram o ICPFrango foram pintos de um dia (2,78%), transporte (0,84%) e nutrição (0,44%).

Já o ICPSuíno/Embrapa caiu 0,49% entre abril e março, passando de 168,80 para 167,97 pontos. O índice acumula quedas desde dezembro de 2013, quando estava em 175,88 pontos. Os grupos de insumos se mantiveram todos praticamente estáveis em abril (a maior variação foi a de nutrição, com -0,63%).

O coordenador da CIAS, pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, credita a alta do ICPFrango, além do aumento no preço dos pintos de um dia, “ao acréscimo no preço do milho e do óleo de soja nos três primeiros meses do ano, que superou a queda registrada no valor do farelo de soja, ingredientes principais das rações dos frangos.”

A análise completa, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país, está no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias, clicando em “custos de produção” no menu principal.

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo “ciclo completo”, para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

fonte: Embrapa – 22/05/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio