Sistema FAEP/SENAR-PR

Cursos do SENAR-PR ajudaram estudante a encontrar rumo na carreira

O contato direto com as capacitações e os resultados práticos obtidos nas formações pelos produtores despertaram a curiosidade de Tiago Wizintener, do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba

Às vezes, o SENAR-PR entra na nossa vida quando menos esperamos. E que grata surpresa ter ao nosso lado esse companheiro de caminhada, que nos entrega seu conhecimento sem pedir nada em troca, nos tornando profissionais melhores e cidadãos mais conscientes.

No caso do jovem Tiago Wizintener, do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), esse encontro ocorreu quando estava cursando Agronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Durante estágio na prefeitura de Colombo, Wizintener acompanhou a realização de diversos cursos do SENAR-PR junto aos produtores rurais locais, que respondem por parte significativa do abastecimento de frutas e hortaliças da capital paranaense.

Esse contato direto com as capacitações e os resultados práticos obtidos por aquele público produtor despertaram a curiosidade do jovem. Mais que isso, colocou diante de Wizintener a possibilidade de aprofundar alguns conteúdos que eram tratados muito rapidamente na universidade.

“Na sala de aula da PUC, a gente tem uma pincelada, porque é muito conteúdo, não dá para entrar em tudo. Mas no SENAR-PR, eu pude estudar mais profundamente alguns conteúdos que me interessavam, o que acabou confirmando a minha paixão”, afirma.

A paixão no caso refere-se ao sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), que associa diversas atividades em uma mesma área, proporcionando benefícios mútuos. No SENAR-PR não existe uma única formação específica nesta área. Então, o caminho trilhado por Tiago foi fazer diversos cursos para aprimorar os conhecimentos necessários para atuar neste sistema.

“Acredito que eu tenha feito mais de 15 cursos. O fato de ser gratuito é muito importante para nós, que somos estudantes”, revela o jovem.

Diferente de muitos alunos do SENAR-PR, Wizintener não possui propriedade, tampouco ligação familiar com o meio rural. “Fui buscar a Agronomia porque gosto. Foi um desafio imposto pela minha esposa também. Tínhamos acabado de casar e ela me cobrou que fosse estudar. Como sempre gostei desse contato com a natureza, fui para essa área”, recorda.

Nesse caminho, onde todo um universo se apresentou diante dele de uma só vez, o SENAR-PR fez diferença na hora de encontrar um foco. “Ajudou a definir o que eu queria da carreira. A agronomia tem um leque muito grande, por isso eu não tinha muita certeza do que eu queria. Por meio dos cursos do SENAR-PR que defini um norte”, conta.

Wizintener graduou-se engenheiro agrônomo em fevereiro de 2021 e já está trabalhando na área. Desde setembro do ano passado atua em uma startup voltada ao agronegócio. “Os cursos do SENAR-PR são um diferencial para quem está começando essa jornada profissional”, finaliza.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio