Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso MIP-Soja terá turmas em 2020/21

SENAR-PR realizou adaptações nas turmas por conta da pandemia. Formação será tema de live no dia 11/08, às 14 horas

O SENAR-PR vai abrir turmas para o curso “Inspetor em Manejo Integrado de Pragas (MIP-Soja)” na safra 2020/21. A decisão pela realização ocorreu pelo fato de a formação ser sazonal. Ou seja, não há como adiar os monitoramentos práticos nas lavouras. A tarefa precisa seguir o calendário da safra agrícola. As demais formações presenciais do SENAR-PR seguem suspensas temporariamente.

Com ajustes, o treinamento poderá ocorrer seguindo as determinações de autoridades sanitárias, de não promover aglomerações em virtude da pandemia do novo coronavírus. Segundo Flaviane Medeiros, técnica do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR e responsável pelo curso, a principal mudança vai se dar na primeira fase da formação.

“As primeiras 16 horas de aulas, que ocorrem antes do plantio, vão acontecer de modo remoto, no formato EaD [Ensino a Distância]. Depois, nos monitoramentos que acontecem na propriedade, o número máximo de alunos será de, no máximo, quatro em cada grupo. E, as atividades são sempre em espaços abertos. Todos serão instruídos a seguirem as recomendações sanitárias, como o uso de máscara”, comenta Flaviane.

Tradicionalmente, as turmas do MIP-Soja costumam ter 16 alunos, divididos em quatro grupos. Há um rodízio nas atividades em campo, cada vez na propriedade de um dos integrantes. Assim, ao fim do treinamento, o instrutor passa por todas as lavouras dos participantes, tirando as dúvidas que surgem na hora de bater o pano e verificar o equilíbrio natural nas plantações.

Como participar

Assim como nos anos anteriores, os produtores que tiverem interesse em participar do curso devem entrar em contato com o sindicato rural local. Caso o produtor não tenha acesso à internet para participar das atividades remotas, pode contar com a infraestrutura dos sindicatos para cumprir essa primeira etapa. Os materiais didáticos para os participantes também serão enviados via sindicatos.

Quinta edição do curso

O curso de MIP-Soja do SENAR-PR vai para a quinta edição na safra 2020/21. A primeira, ocorreu em 2016/17, quando fechou 18 turmas. No ciclo 2019/20, foram 56. Desde o início, a formação vem promovendo uma mudança significativa na maneira como os produtores fazem o uso de inseticidas. Com o monitoramento constante das lavouras, é possível perceber se realmente há necessidade de fazer o controle químico e usar esse recurso de forma racional. Há casos de plantações que passam o ciclo todo de desenvolvimento sem nenhuma aplicação de inseticidas ao longo do ciclo, refletindo em economia direta no custo de produção.

Aplicativo

Outra novidade a partir deste ano é que os instrutores de MIP-Soja contarão com um aplicativo para ajudar no gerenciamento das informações geradas em campo. A ferramenta foi desenvolvida pelo professor Gabriel Costa Silva, do campus de Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e nove alunos da instituição. O software, que vai ter capacidade de organizar e gerar informações em tempo real do monitoramento de pragas, teve seu desenvolvimento apoiado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar – Emater (IDR-PR) e a Embrapa Soja.

Leia mais sobre o aplicativo na edição 1517 do Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio