Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso do Sistema FAEP leva conhecimento de seguro rural a produtores e sindicatos

Dividido em três módulos, curso aborda desde diferentes modalidades de seguro a questões referentes à perícia ao prêmio

Na última semana de outubro e na primeira de novembro, as duas primeiras turmas formadas por produtores rurais e colaboradores dos sindicatos rurais concluíram o curso “Seguro Agrícola para Grãos”, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. A formação, em um formato inédito e gratuito, apresentou, em detalhes, o funcionamento desta importante ferramenta para a gestão de riscos na agropecuária, que pela própria natureza atividade, está muito mais sujeita a sinistros de ordem climática. Além de atentar para a importância do seguro rural na gestão da propriedade, o curso destacou as diversas modalidades de produtos disponíveis no mercado e as características de cada um.

Segundo a técnica do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP, Ana Paula Kowalski, que acompanhou a primeira turma, a avaliação foi bastante positiva. “O foco foi seguro agrícola para grãos, que tem mais contratação. Percebi que os participantes tiveram bastante curiosidade sobre os meandros práticos, como calcular indenização, a atuação do perito, entre outras coisas”, avalia.

Os 60 participantes, 30 em cada turma, assistiram às aulas ao vivo por um aplicativo de comunicação à distância. Segundo Ana Paula, além de produtores e funcionários de sindicatos rurais, houve muita demanda de inscrições por parte de corretores e peritos de seguro, que serão atendidos em turmas futuras. “Queremos difundir primeiro para quem tem menos informação e quer conhecer mais sobre o seguro rural”, afirma.

Para a produtora rural e colaboradora do Sindicato de Maringá, Angélica Pelisson, o curso trouxe informações valiosas, que serão utilizadas tanto nas suas próprias contratações, quanto no atendimento aos associados. “Toda safra temos contratado seguro, pois o risco e o investimento são altos. Aqui no Sindicato também estamos tentando expandir a contratação do seguro”, afirma.

Na opinião da participante, a formação vem em boa hora e ajuda a transformar a cultura em relação ao seguro rural. “Muita gente vê o seguro apenas como mais um custo. Ainda estão despertando para a importância dessa ferramenta. É como um plano de saúde, algo que a gente nunca deseja ter que utilizar, mas tem que fazer”, compara Angélica.

Com seis horas de duração, a capacitação é dividida em três módulos: compreensão do seguro rural no Brasil, diferentes modalidades de seguro disponíveis e apólice e questões referentes à perícia e ao prêmio.

Serviço:

“Curso: Seguro Agrícola para Grãos”

Carga-horária: 6 horas

Modalidade: Online e Gratuito

Público alvo: produtores e sindicatos rurais

Inscrições: sistemafaep.org.br/curso-seguro-agricola/

Mais informações: (41) 2169-7923

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio